Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7836
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_DeniseAlvesdeOliveiraMelo.pdf480,53 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O lúdico como facilitador do processo de ensino-aprendizagem na educação na infantil
Autor(es): Melo, Denise Alves de Oliveira
Orientador(es): Córdova, Rogério de Andrade
Assunto: Atividades lúdicas
Educação de crianças
Jardim de infância
Data de apresentação: 16-Dez-2013
Data de publicação: 16-Jul-2014
Referência: MELO, Denise Alves de Oliveira. O lúdico como facilitador do processo de ensino-aprendizagem na educação na infantil. 2013. 40 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Alto Paraíso de Goiás-GO, 2013.
Resumo: Esta monografia foi realizada por meio de pesquisa de campo na Escola Infantil do interior de Goiás. Tem como tema “O Lúdico como recurso didático para o desenvolvimento da aprendizagem em crianças do Jardim l”, o objetivo deste trabalho é determinar o valor do lúdico como instrumento facilitador do processo de ensino e aprendizagem das crianças da educação infantil, Jardim I. Ressaltando a importância da ludicidade neste processo de aquisição e construção do conhecimento, por meio de jogos, brincadeiras e brinquedos, sendo que o concreto é o meio em que estas crianças se apoiam para construir o próprio conhecimento. A pesquisa se deu em meio bibliográfico, eletrônico e de campo. A pesquisa de campo teve como método o qualitativo, por meio da observação das aulas do Jardim I em momentos de ludicidade, depois os dados foram coletados e analisados em consonância com a bibliografia escolhida. De acordo com os dados pode-se dizer que as aulas da educação infantil dever ser direcionadas dentro de uma perspectiva lúdica, que priorize a interação e que de oportunidade para as crianças criarem os espaços e as atividades. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This monograph was carried out through field research in Children's inte - rior School of Goiás has as its theme " The Playful as a teaching resource for the development of learn-ing in children of the Garden l" , the aim of this study is to determine the value of recrea-tion as a facilitator of the teaching and learning process of children in early childhood ed-ucation , Garden I. Underscoring the importance of playfulness in this acquisition and knowledge construction process , through play , games and toys, while the concrete is the environment in which these children are supported to build their own knowledge . The research took place in literature , electronic and field environment. The field research was to qualitative method , through the observation of the lessons I Garden in moments of playfulness , after the data were collected and analyzed in accordance with the selected bibliography . According to the data can be said that the lessons of early childhood edu-cation should be targeted within a playful perspective that emphasizes the interaction and the opportunity for children to create spaces and activities.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia à distância, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons