Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7835
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_TatianaAzevedoTrindade.pdf523,52 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O lúdico na educação infantil
Autor(es): Trindade, Tatiana Azevedo
Orientador(es): Córdova, Rogério de Andrade
Assunto: Atividades lúdicas
Educação de crianças
Aprendizagem
Data de apresentação: 16-Dez-2013
Data de publicação: 16-Jul-2014
Referência: TRINDADE, Tatiana Azevedo. O lúdico na educação infantil. 2013. 55 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2013.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo investigar a importância de desenvolver a aprendizagem por meio das atividades lúdicas na Educação Infantil através dos jogos e brincadeiras que fazem parte da vida das crianças. Por serem atividades que proporcionam à criança estabelecer relações sociais, desenvolver habilidades motoras, exercitar a imaginação e criatividade e também, fomentar a curiosidade do professor no sentido de promover metodologias de ensino que estimulem à criança o desejo de aprender de uma forma lúdica e diferenciada, buscando incentivar o gosto pela leitura a partir de jogos e brincadeiras e o desejo de aprender brincando e se divertindo. Este trabalho teve como aporte principal a realização de um questionário, que visava compreender como os professores desenvolviam o lúdico em sala de aula com os alunos da Educação Infantil. Essa pesquisa foi fundamentada em autores como Vygotsky, Piaget, Huizinga, Rau entre outros que deram subsídios para compreender melhor a importância do lúdico no desenvolvimento do ensino aprendizagem para as crianças na fase escolar inicial. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present study aims to investigate the importance of developing learning through play activities in kindergarten through games and activities that are part of children's lives. Why are activities that provide children establish social relationships, develop motor skills, exercise their imagination and creativity and also foster the curiosity of the teacher in promoting teaching methodologies that encourage the child the desire to learn in a fun and different way, seeking to encourage a love of reading from games and play and the desire to learn while playing and having fun. This work had as main contribution the completion of a questionnaire, which sought to understand how teachers developed the play in class with students from Kindergarten. This research was based on authors such as Vygotsky, Piaget, Huizinga, Rau and others who gave grants. To better understand the importance of playfulness in the development of teaching and learning for children in the early school years.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia à distância, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons