Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/7833
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AmandaRibeiroNakatani.pdf1,28 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Um olhar sobre o Gama pelos alunos do 4º ano de ensino fundamental de uma escola pública local
Autor(es): Nakatani, Amanda Ribeiro
Orientador(es): Fernandes, Maria Lídia Bueno
Assunto: Gama (DF)
Representações sociais
Estudantes
Geografia (Ensino fundamental)
Data de apresentação: 17-Dez-2013
Data de publicação: 16-Jul-2014
Referência: NAKATANI, Amanda Ribeiro. Um olhar sobre o Gama pelos alunos do 4º ano de ensino fundamental de uma escola pública local. 2013. 72 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho tem a finalidade de analisar o olhar que os alunos do 4º ano do ensino fundamental de uma escola classe pública local têm sobre o Gama. Nesse sentido, tem como objetivo geral: verificar como eles compreendem essa região como lugar e como o conceito de lugar é internalizado. Dessa forma, será necessário contextualizar a escola e o Gama; identificar os educandos que residem na cidade; analisar as representações dos alunos sobre o Gama; investigar quais os conhecimentos dos discentes sobre a organização do espaço onde residem; identificar os vínculos estabelecidos pelos educandos no lugar onde residem. Para alcançar tais objetivos será utilizada a abordagem qualitativa, com a integração do estudo de caso com a pesquisa de campo. Também serão utilizados como instrumentos de coleta de dados dois questionários, a análise de documentos produzidos pelos participantes da investigação (desenhos e textos) e o estudo de documentos oficiais (PPP da escola e informações disponibilizadas pelo site da Administração Regional da cidade investigada). A análise dos dados se desenvolverá, por meio de categorias construídas pela observação dos desenhos e textos realizados pelos sujeitos da pesquisa.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons