Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7812
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_PedroRodriguesCorreadeSa.pdf416,46 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise de metodologias aplicadas na avaliação de consumo alimentar de atletas de resistência
Autor(es): Sá, Pedro Rodrigues Corrêa de
Orientador(es): Arruda, Sandra Fernandes
Assunto: Atletas - nutrição
Nutrição - necessidades
Dietas
Data de apresentação: 3-Jul-2014
Data de publicação: 15-Jul-2014
Referência: SÁ, Pedro Rodrigues Corrêa de. Análise de metodologias aplicadas na avaliação de consumo alimentar de atletas de resistência. 2014. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O balanço entre as necessidades nutricionais e a ingestão de nutrientes de um atleta são determinantes para um bom desempenho físico. Dessa forma, é importante que se tenha conhecimento sobre as necessidades nutricionais de maneira individualizada e que seja planejada uma estratégia nutricional adequada à modalidade esportiva do atleta e aos costumes do indivíduo. Desde 2000, a literatura principal sobre referências nutricionais, inquéritos alimentares e métodos estatísticos para avaliação de consumo alimentar é o documento publicado pelo Institute of Medicine norte-americano (IOM), denominado Ingestão Dietética de Referência (Dietary Reference Intake - DRI). Nesse contexto, realizamos uma revisão sistemática que teve por objetivo analisar as metodologias utilizadas em estudos científicos que fazem a avaliação de consumo de atletas de resistência. A hipótese é que os estudos publicados desde 2000 estejam utilizando metodologias de avaliação de consumo alimentar diferentes das recomendações do IOM. A partir do cruzamento das palavras chave endurance athletes; food intake assessment; dietary intake assessment; food consumption assessment e dos critérios de inclusão e exclusão determinados, foram selecionados 15 artigos. Destes, apenas 3 apresentaram adequação de metodologias de avaliação e consumo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2014.
Aparece na Coleção:Nutrição



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons