Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7790
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_FranciscaMonicaeSilvaLeite_etal_banner.pdf8,69 MBAdobe PDFver/abrir
2014_FranciscaMonicaeSilvaLeite_etal.pdf849,08 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O uso do laboratório de informática na Educação de Jovens e Adultos no CEF 02 de Brazlândia : para além dos limites da escolarização
Autor(es): Leite, Francisca Mônica e Silva
Macedo, João Batista Gomes
Santos, Laércio Ferreira dos
Oliveira, Maria do Carmo Guimarães
Fonseca, Sheila Soares da Silva
Orientador(es): Aires, Carmenísia Jacobina
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : 1º Segmento : Informática
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Informática na educação
Inclusão digital
Data de apresentação: 12-Abr-2014
Data de publicação: 10-Jul-2014
Referência: LEITE, Francisca Mônica e Silva et al. O uso do laboratório de informática na Educação de Jovens e Adultos no CEF 02 de Brazlândia: para além dos limites da escolarização. 2014. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho sustenta-se na construção de um projeto de intervenção local, o qual é direcionado ao Centro de Ensino Fundamental 02 de Brazlândia, Tem como principal objetivo propiciar ao educando da EJAT da referida escola facilidades de acesso ao ambiente virtual por meio do laboratório de informática. Com pesquisas bibliográficas, diagnósticos e aplicação de questionários para professores e alunos verificou-se a importância da inclusão digital com os alunos da Educação de Jovens e Adultos, principalmente com os alunos mais velhos. O trabalho pedagógico no laboratório de Informática do CEF 02 de Brazlândia, será realizado com alunos do 1° e 2° segmentos com variadas características (idade, sexo, classe social etc,). Tendo em vista a contribuição que a tecnologia pode trazer à educação, os professores potencializarão suas práticas pedagógicas realizando atividades com os alunos envolvendo o uso do computador. Para Viviane Curto, 2011 “As discussões buscam sempre abordar a utilização do computador como ferramenta no ensino fundamental e médio e não consideram que a EJA consiste em um ambiente profícuo em que os adultos têm necessidades e precisam de auxílio em situações reais e rotineiras”.
Abstract: This work rests on the construction of a local intervention project, which is directed to the elementary school CEF 02 (Centro de Ensino Fundamental 02 de Brazlândia), and it has as the main goal providing to the student of the EJA (education of youth and adult), from the mentioned school, facilities of access to the virtual environment through the computer lab. With bibliographical researches, diagnostics and questionnaires for teachers and students it was noted the importance of digital inclusion with students of the EJA, especially with older students. The pedagogical work in the computer lab of the CEF 02 will be held with students from the 1st and 2nd segments with distinct characteristics (age, sex, social class etc.). Bearing in mind the contribution that technology can bring to education, teachers will enhance their teaching practices with students performing activities involving the use of computer. To Viviane Curto 2011 "The discussions always seek to address the use of the computer as a tool in primary and secondary education and do not consider that the EJA consists of a fruitful environment in which adults have needs and need assistance in routine situations and real."
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, II Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2014.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons