Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/779
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_NataliaPedrosoVeil.pdf297,4 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Programa Cultura Viva : um diálogo entre cultura e cidadania
Autor(es): Veil, Natalia Pedroso
Orientador(es): Carvalho, Denise Bomtempo Birche de
Assunto: Cultura
Cidadania
Política cultural
Programa Cultura Viva
Data de apresentação: 10-Dez-2008
Data de publicação: 27-Nov-2009
Referência: VEIL, Natalia Pedroso. Programa Cultura Viva: um diálogo entre cultura e cidadania. 2008. 61 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: O presente trabalho é uma análise do Programa Nacional de Arte, Educação, Cidadania e Economia Solidária – Cultura Viva –, concebido pela Secretaria de Programas e Projetos Culturais (SPPC) do Ministério da Cultura (MinC). Dada a natureza e o tamanho deste trabalho, a análise do Programa Cultura Viva é aprofundada apenas no que tange a seus pressupostos e ações em cidadania, tendo em vista a relevância deste tema para o fortalecimento da democracia e a construção de uma sociedade mais solidária, justa, inclusiva, ética entre tantos outros ganhos dessa natureza. Os objetivos desta pesquisa são a compreensão da concepção e promoção da cidadania dentro do Programa Cultura Viva, a identificação de possíveis limites e potencialidades acerca desse processo, ouvir informantes-chaves e usuários, e sugerir uma aproximação entre cultura, cidadania e o serviço social. Foi adotada metodologia com base na pesquisa qualitativa. Os instrumentos selecionados para coleta de dados foram a observação participante e um roteiro de entrevistas semi-estruturado, elucidado por meio de análise de conteúdo. No decorrer do trabalho a teoria aproxima cultura e cidadania com a esfera do poder evidenciando suas implicações quando articuladas com vistas à transformação social. Os resultados dessa pesquisa apontam não apenas alguns limites desse processo, mas traz fortes indícios de que o Programa Cultura Viva é uma ação governamental de contribuição efetiva para a promoção da cidadania. Nas considerações finais é sugerido um diálogo entre a cultura, a cidadania e o serviço social inspirado em suas potencialidades comuns.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2008.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.