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dc.contributor.advisorMelo, Adriana Almeida Sales de-
dc.contributor.authorSouza, Edvaldo Alves de-
dc.identifier.citationSOUZA, Edvaldo Alves de. O gestor e as avaliações na Educação de Jovens e Adultos. 2014. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2014.en
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação, II Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2014.en
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo analisar, a partir da percepção do gestor, as fragilidades e potencialidades na organização do trabalho pedagógico que influenciam as práticas avaliativas entre os níveis da avaliação, considerando as políticas públicas vigentes. Para tanto se pretende verificar a participação do gestor em atividades e momentos de interação com os atores escolares no que se refere às práticas avaliativas em âmbito interno, diagnosticar os problemas enfrentados pelo gestor no acompanhamento do processo avaliativo em âmbito externo e identificar as percepções do gestor da escola sobre as práticas avaliativas que acontecem na escola em seus três níveis de avaliação (aprendizagens, institucional e de larga escala), considerando o Projeto Político Pedagógico da instituição escolar. Tem-se como referencia inicial Charles Hadji (2001), Villas Boas (2008), Freitas et al. (2009), Sordi (2009), Hoffman (2010), dentre outros. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa, utilizando o estudo de caso do tipo etnográfico, tendo como foco a percepção de 1 (um) gestor, 1 (um) coordenador, 5 (cinco) professores e 15 (quinze) alunos de uma escola pública de Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos do segundo segmento, situada na Região Administrativa de Taguatinga-DF. O percurso de análise dos dados será ancorado na análise de triangulação dos dados e terá como instrumentos de coleta: os questionários, grupo focal, análise documental e os registros reflexivos.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordAprendizagem - avaliaçãoen
dc.subject.keywordEscolas - organização e administraçãoen
dc.subject.keywordPolíticas educacionaisen
dc.titleO gestor e as avaliações na Educação de Jovens e Adultosen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2014-07-10T22:08:35Z-
dc.date.available2014-07-10T22:08:35Z-
dc.date.issued2014-07-10T22:08:35Z-
dc.date.submitted2014-03-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/7789-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.-
dc.description.abstract1This study aims to analyze the perception of managers, and potential weaknesses in the organization of educational work which influence the evaluation practices between levels of review, considering the current public policies. For that we want to verify the manager's participation in activities and moments of interaction with school actors with regard to assessment practices in the domestic sphere, diagnose the problems faced by the manager in monitoring the evaluation process in the external environment and identify the perceptions of the manager school on assessment practices that take place in the school in its three levels of assessment (learning, institutional and large scale), whereas the Political Pedagogical Project of the school. Has as initial reference Hadji Charles (2001), Villas Boas (2008), Freitas et al. (2009), Sordi (2009), Hoffman (2010) and others. From the methodological point of view this is a qualitative study using ethnographic case study type, focusing on the perception of one (1) director , one (1) coordinator, five (5) teachers and 15 (fifteen) students of a public school in Elementary Education from Youth and Adult Education in the second segment, located in Wansbeck DF - Administrative Region. The path analysis will be anchored in the analysis and triangulation of data collection instruments will as: questionnaires, focus groups, document analysis and reflective records.-
dc.themeEducação de Jovens e Adultos (EJA) : 2º Segmento : Gestão democrática-
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



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