Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7781
Título: Linguagem corporal como integradora social e formadora de identidade
Autor(es): Sampaio, Lucinete Teixeira dos Santos
Nascimento, Mary-Vânia Malheiros da Silva
Orientador(es): Pereira, Maria Luíza Pinho
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : 3º Segmento : Educação Física
Assunto: Literatura de cordel brasileira
Integração social
Movimento corporal
Identidade
Data de apresentação: 5-Abr-2014
Data de publicação: 10-Jul-2014
Referência: SAMPAIO, Lucinete Teixeira dos Santos; NASCIMENTO, Mary-Vânia Malheiros da Silva. Linguagem corporal como integradora social e formadora de identidade. 2014. 79 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2014.
Resumo: O Projeto Intervenção Local é a culminância deste Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, pois, foi construído ao longo do processo de formação, sendo a materialização do que aprendemos durante o percurso. O presente trabalho oferece uma proposta de intervenção no CED 02 de Taguatinga, cujo tema é A linguagem corporal como integradora social e formadora de identidade, objetivando oportunizar o acesso dos alunos à prática de atividades corporais que os integrem socialmente, construindo seu auto-conhecimento com atividades físicas orientadas a fim de melhorar a qualidade de vida bem como utilizar-se da leitura e a produção do Cordel, favorecendo a linguagem oral e escrita de forma a construir o reconhecimento dessa manifestação popular como formadora de identidade dos alunos. O projeto está embasado teoricamente por um coletivo de autores da Educação Física e da Língua Portuguesa que se entrelaçam nos conceitos de linguagem corporal e identidade. Como o público alvo pertence a EJA realizamos também um estudo do histórico da EJA no Brasil, no DF e o perfil dos educandos. Além disso, foi realizado um mapeamento do ambiente institucional a quem se destina o projeto com informações sobre: nº de alunos, faixa etária, abrangência geográfica, o PPP, instâncias colegiadas, entre outros. O projeto contará sete parceiros, entre eles o Sistema Rio Aberto e Cordelistas do DF.
Abstract: The Local Intervention Project is the culmination of the Specialization Course in Diversity and Citizenship Education, with emphasis in adult education, therefore, was built along the training process, and the realization of what we learn along the way. This paper offers a proposal for intervention 02 CED Wansbeck, whose theme is Body language as a social integrator and trainer identity, aiming to provide the opportunity for student access to the practice of physical activities that integrate socially, building your self -awareness with oriented to improve the quality of life as well as be used to read and the production of Cordel, favoring the oral and written language in order to build recognition of this popular manifestation as forming identity of students physical activities. The project is grounded in theory by a collective of authors of Physical Education and the Portuguese language intertwine the concepts of identity and body language. As the target audience belongs EJA also conducted a study of the history EJA Brazil, DF and profile of learners. No students, age, geographic spread, PPP, collegiate institutions, among others : In addition, a mapping of the institutional environment the intended audience with information about the project was conducted. The project has seven partners, including the Rio Open and cordelistas the DF system.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, II Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2014.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons