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2014_HerculesNunes_NeideLima_RosianeMoura.pdf1,38 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorRêses, Erlando da Silva-
dc.contributor.authorNunes, Hércules-
dc.contributor.authorLima, Neide Odete Coutinho Saad-
dc.contributor.authorMoura, Rosiane Alves-
dc.identifier.citationNUNES, Hércules; SAAD, Neide Odete C.; MOURA, Rosiane. A formação de professores da EJA o século XXI: o desafio de formar gerações. 2014. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2014.en
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2014.en
dc.description.abstractA educação de jovens e adultos, enquanto espaço/tempo de formação, apresenta aos educadores importantes desafios pedagógicos. Nesse contexto, a formação inicial oferece poucos subsídios para enfrentamento da diversidade presente nas salas de aula. A formação continuada, muitas vezes, não atende às necessidades dos docentes ou não despertam interesse por parte dos mesmos. A partir dessa perspectiva, apontamos em nosso projeto de intervenção local a necessidade de promover uma formação continuada que esteja atrelada às necessidades pedagógicas dos professores no espaço/tempo da coordenação pedagógica. Contudo, apresentamos como proposta a construção coletiva de um novo modelo de formação, por entendermos que só assim conseguiremos, enquanto grupo, desenvolver momentos de formação significativos e efetivos. A participação se deu com os professores respondendo sobre suas dificuldades no dia a dia escolar; sobre a efetividade da coordenação em sua prática pedagógica; sobre como formatariam as coordenações pedagógicas se tivessem oportunidade; e sobre o que gostariam de estudar. O resultado obtido apontou que a maioria transformaria a coordenação em espaço de estudo e elaboração de estratégias pedagógicas, por meio de estudos sobre temas presentes no contexto escolar. Evasão; educação de jovens e adultos e o mundo do trabalho; e temas ligados às disciplinas que cada um desenvolve, são os assuntos que geram maior interesse. Acreditamos que os momentos de formação legitimados, a partir de agora, pelos professores trará benefícios para toda comunidade escolar, uma vez que esperamos como resultado alcançar índices educacionais mais significativos, ter uma redução significativa da evasão, diminuir a retenção de alunos, ter aulas mais bem contextualizadas e, talvez o mais importante, promover uma educação realmente emancipadora.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)en
dc.subject.keywordProfessores - formaçãoen
dc.subject.keywordProfessores - prática profissionalen
dc.titleA formação de professores da EJA o século XXI : o desafio de formar geraçõesen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2014-07-09T23:39:06Z-
dc.date.available2014-07-09T23:39:06Z-
dc.date.issued2014-07-09T23:39:06Z-
dc.date.submitted2014-04-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/7776-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.-
dc.description.abstract1The education of adults and young adults, while space and time of formation, presents the educators important pedagogical challenges. In this context, the initial formation offers very few subsidies to face the diversity of the classroom. Very often, the continued formation does not suit the teacher's needs, or it does not raise their interest. From this perspective, we show in our local intervention project the need of promoting a continued formation that is directly connected to the teacher's pedagogical needs in the time/space of the pedagogical coordination. However, we present as a proposition, the collective building of a new formation model, as we understand this is the only way we can achieve, as a group, the development of meaningful and effective formation moments. The participation happened by interviewing the teachers, and asking them about the difficulties they face daily at school, about the effectiveness of coordination in the pedagogical practice, about how they would change the coordination if they had the chance, and about what they would like to study. The results we achieved show that the majority would transform the coordination into a space of sutdying and elaborating new pedagogical strategies. This would be achieved by studying themes that are present in the school context. The subjects that raise the most interest are: school evasion; the education of adults, young adults and the labor market; and themes linked to the subjects that each one teaches. We believe that the formation moments that now are legitimated by teachers will bring benefits to the whole school community, as we hope to achieve higher educational levels, to lower the school evasion; to lower the retention of students; to offer better contextualized classes; and, maybe the most important of all, to promote a really emancipating education.-
dc.themeEducação de Jovens e Adultos (EJA) : 2º Segmento : Formação-
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



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