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Título: A escola laica de jovens e adultos, a partir de uma perspectiva democrática-autônoma
Autor(es): Hartwig, Fátima Bandeira
Orientador(es): Reis, Renato Hilário dos
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : 1º Segmento : Diversidade religiosa
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Laicidade (Religião)
Religião e Estado
Escolas - organização e administração
Data de apresentação: 5-Abr-2014
Data de publicação: 8-Jul-2014
Referência: HARTWIG, Fátima Bandeira. A escola laica de jovens e adultos, a partir de uma perspectiva democrática-autônoma. 2014. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2014.
Resumo: A partir de uma perspectiva democrática de educação precisamos considerar nossos alunos como cidadãos de direitos que procuram na escola condições para o exercício da cidadania, assim como, de sua autonomia e criticidade. Dessa forma, se faz necessário respeitar as diversidades presentes na escola, suas histórias de vida e valores, principalmente quando falamos da Educação de Jovens e Adultos, que possuem suas especificidades e que, ao mesmo tempo, precisam ser apresentados a perspectivas mais críticas e reflexivas da realidade à qual pertencem, diminuindo as situações de dominação e exploração às quais muitas vezes são expostos. Por sabermos que os direitos são amplos em questões de raça, de cor, de etnia, de orientação sexual, de língua, de religião, entre outros, é preciso que uma gestão democrática seja pautada no respeito à diversidade, buscando promover valores para a construção de uma sociedade democrática e crítica e que, acima de tudo, respeite o diverso. Compreendendo desta forma a educação, a laicidade da escola pública precisa ser considerada e respeitada, contribuindo assim, para o respeito aos direitos do aluno, bem como, suas diversidades e necessidade de atitudes críticas perante o conhecimento, não se pautando em conhecimentos sagrados ou inquestionáveis. O objetivo deste trabalho de pesquisa é compreender como ocorre o respeito à religiosidade e não-religiosidade na escola pública, observando a escola e seus atores em suas atitudes, que venham caracterizar ou descaracterizar a escola pública laica, assim como, investigar o papel do gestor frente a defesa dessa escola laica. A pesquisa será realizada com os gestores de uma escola pública do DF, partindo do pressuposto e da hipótese de que acontecem práticas de desrespeito à laicidade da escola pública. Após a investigação e análise dos dados encontrados, por meio de entrevistas e observações feitas na escola, assim como, de análise documental, o tema será levado a debate com os atores envolvidos na pesquisa, como forma de intervenção e reflexão crítica sobre o assunto, buscando, desta forma, alcançar mudanças de posturas e contribuir para efetividade dos direitos dos alunos da Educação de Jovens e Adultos a uma escola pública laica e, como tal, respeitadora das diversas manifestações culturais da religiosidade ou não-religiosidade, assim como, formadora de trabalhadores críticos e autônomos.
Abstract: Starting by a democratic perspective of education. We need to consider our students as citizens of rights that look at schools some conditions to the exercise of citizenship as well as their autonomy and criticality. Anyhow it’s necessary to respect the diversities that exist at school, their life story and values, mostly when we talk about youngsters and grownups education, that own their specificities and in the same time need to be presented to a perspective more critical and reflexive of the reality they belong, slowing down domination and exploration events that they’re exposed. Knowing that rights are large at race matters, color, ethnicity, sexual orientation, language, religion, and etcetera, it is necessary that a democratic management is based on respect for diversities, looking for promoting values to build a democratic, critic society that above everything respect the different. With that kind of education comprehended, secularism of public school needs to be respected and considerate, that way contributing to student’s rights as well as their diversities and needing of critical attitudes through knowledge not based in sacred knowing or unquestionable. The objective of this work is to comprehend how respect to religiousness and non-religiousness occurs at public school by observing their agents and behavior, that means to characterize or not characterize secular(laic) public school even as to investigate the role of the manager ahead of the defense lay school. The research will be made with the managers of a public school in DF, the assumption of the hypothesis that happen practices of disregard for secularism public school. After the investigation and analysis of collected data through interviews and observations done at schools as documental analysis the subject of the research will be taken to discussion with the agents involved as a form of intervention and critic reflection about that matter, searching that way to reach changes of behavior and contribute to help the effectiveness of youngsters and grownups student’s education in a secular public school and as it is respectful of the diverse kind of religious cultural manifestations or non religious as well as forming autonomous critical workers.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, II Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2014.
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