Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/777
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_SulamitaAvelinaSoares.pdf438,65 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O parecer social como instrumento de poder do assistente social no âmbito do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios
Autor(es): Soares, Sulamita Avelina
Orientador(es): Souza, Marcos Francisco de
Assunto: Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT)
Assistentes sociais
Serviço social
Parecer social
Data de apresentação: Jun-2007
Data de publicação: 27-Nov-2009
Referência: SOARES, Sulamita Avelina. O parecer social como instrumento de poder do assistente social no âmbito do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios. 2007. 69 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Resumo: Este trabalho tem como objeto de estudo e análise o parecer social como instrumento de poder dos assistentes sociais da Central de Penas e Medidas Alternativas do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios. Os objetivos que se buscou alcançar nesta pesquisa foram o aprofundamento do estudo das implicações do poder institucional na atuação do Serviço Social no Judiciário, a partir das dimensões teórico-metodológicas, ético-políticas e técnicooperativas. Para a consecução de tais objetivos, realizou-se: (i) uma pesquisa exploratória com a utilização de coleta de dados para fundamentar teoricamente o estudo, destacando a construção do conhecimento científico e o desenvolvimento histórico do Serviço Social, bem como as particularidades dos instrumentos e técnicas do trabalho do assistente social; (ii) uma pesquisa de campo, desenvolvida a partir de entrevistas semi-estruturada, no qual foram escolhidos 05 assistentes sociais inseridos em uma equipe multidisciplinar, que realizam pareceres sociais em sua rotina de trabalho. A análise dos dados permitiu concluir que a prática e a teoria juntas resultam na produção de pareceres e relatórios e estes refletem o domínio de conhecimento do profissional, sendo considerado como instrumento de poder capaz de ampliar e defender os direitos de seus usuários.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2007.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2007.06.TCC.777
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.