Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7769
Título: Propostas para minimizar as dificuldades cognitivas em português e matemática dos estudantes da EJA - 3° segmento
Autor(es): Bezerra, Jailson de Espíndola
Nascimento, Jonas Pessoa do
Paiva, Vanusa Mendes de
Orientador(es): Melo, Adriana Almeida Sales de
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : 3º Segmento : Dificuldades de aprendizagem
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Leitura - educação
Matemática - estudo e ensino
Distúrbios da aprendizagem
Data de apresentação: 5-Abr-2014
Data de publicação: 8-Jul-2014
Referência: BEZERRA, Jailson de Espíndola; NASCIMENTO, Jonas Pessoa do; PAIVA, Vanusa Mendes de. Propostas para minimizar as dificuldades cognitivas em português e matemática dos estudantes da EJA - 3° segmento. 2014. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho de conclusão de Projeto de Intervenção Local – PIL- são os frutos do resultado de uma pesquisa sobre as dificuldades cognitivas dos alunos da EJA, no CED 07 do Gama, em áreas vitais do conhecimento como Português e Matemática. Baseado no histórico dos sujeitos da EJA percebe-se que essas dificuldades ficam mais latentes na medida em que esses estudantes são trabalhadores e não dispõem de tempo para práticas de leitura e manejo com números, a não ser naquele limitado espaço de tempo da sala de aula. O objetivo maior é apontar uma solução para as deficiências de aprendizado destes alunos, levando em consideração a diversidade de que são constituídos, o meio em que estão inseridos e a complexidade da própria formação cultural que os estudantes absorvem. Isto é a intenção deste projeto no sentido de contribuir para amenizar tais empecilhos e os ajudar na caminhada de reconstrução de vida. Falar da conjuntura da Educação no Distrito Federal, especialmente da Educação de Jovens e Adultos é perceber que os desafios enfrentados pelos professores, as carências de investimento no setor educacional, são alguns dos fatores que contribuem para que a EJA seja uma forma de compensação social daquilo que o Estado não conseguiu oferecer para aquele jovem, enquanto estudante de uma modalidade regular e que agora, com a EJA, o Estado faz de conta que lhes retorna, mesmo tardiamente, aquilo que lhes tirou no passado. Dentro dessa ótica de reforço aos alunos da EJA nas atividades de leitura, escrita, talvez um laboratório de informática, por exemplo, seja peça-chave dentro da proposta de transformação dessa realidade na instituição escolar citada como foco desse problema. Pesquisas comprovam que um grande número de alunos no ensino regular apresenta déficit de leitura, escrita e operações numéricas. O que dizer então do aluno da EJA, que já recebe uma educação mais acelerada dentro do processo de formação? Apesar das dificuldades encontradas com as deficiências da escola pública, o professor é um construtor de oportunidades. Quando se compromete a mudar os resultados da educação, ele é o agente transformador deste processo. Este o projeto se constituirá na via da mudança para os Estudantes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação, II Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2014.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons