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Título: Educação em direitos humanos na EJA : incorporando a educação em direitos humanos no projeto político pedagógico da escola
Autor(es): Costacurta, Jaisson Rodrigo
Orientador(es): Manggini, Tiago Roberto Tenroller
Coorientador(es): Santos, Carla Andréia Simão dos
Vieira, Núbia Jane Freire
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : 3º Segmento : Cidadania
Assunto: Direitos humanos
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Data de apresentação: 5-Abr-2014
Data de publicação: 8-Jul-2014
Referência: COSTACURTA, Jaisson Rodrigo. Educação em direitos humanos na EJA: incorporando a educação em direitos humanos no projeto político pedagógico da escola. 2014. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2014.
Resumo: Por meio deste Projeto de Intervenção Local (PIL), busca-se refletir e propor estratégias acerca de uma temática importante e emergente no contexto do currículo da escola pública brasileira, a saber: a educação em direitos humanos.A metodologia adotada foi o Estudo de Caso e a Observação Participante, com vistas a mapear as dificuldades para a implementação da educação em direitos humanos no dia-a-dia da escola e na sua proposta pedagógica. A partir disso, foram propostas formas de por em prática essa temática e incluí-la no Projeto Político Pedagógico. Assim, o PIL constituiu-se uma intervenção na escola, com a participação direta dos estudantes, de modo a proporcionar reflexões aos e com os professores e equipe pedagógica. O PIL despertou jovens e adultos para o diálogo, para a reflexão sobre suas vivências cotidianas, como formas de compreender a realidade em que estão inseridos e a situação de exclusão que os tem vitimado. A metodologia adotada contribuiu para um desempenho positivo da equipe e o desenvolvimento do projeto. Esse fato é comprovado na participação e no interesse dos jovens e adultos, trazendo suas experiências em direitos humanos para debate, reivindicando mudanças e melhoria para suas vidas, tentando compreender e praticar os direitos humanos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, II Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2014.
Licença: Item depositado a partir de autorização concedida pelo autor à Faculdade de Educação.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



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