Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7764
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_GracieleFerreiradeSousa_InesAlmeidaMartins_banner.pdf756,71 kBAdobe PDFver/abrir
2014_GracieleFerreiradeSousa_InesAlmeidaMartins.pdf355,95 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A inclusão da dança como componente curricular para pessoas com deficiência do primeiro segmento da Educação de Jovens e Adultos - EJA
Autor(es): Sousa, Graciele Ferreira de
Martins, Inês de Almeida
Orientador(es): Zardo, Sinara Pollom
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : 1º Segmento : Educação especial
Assunto: Dança na educação
Deficientes mentais - educação
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Data de apresentação: Abr-2014
Data de publicação: 7-Jul-2014
Referência: SOUSA, Graciele Ferreira de; MARTINS, Inês de Almeida. A inclusão da dança como componente curricular para pessoas com deficiência do primeiro segmento da Educação de Jovens e Adultos - EJA. 2014. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho descreve a proposta e aplicação do projeto de intervenção que visa incluir a dança como componente curricular para pessoas com deficiência intelectual do primeiro segmento da Educação de Jovens e Adultos- EJA na Escola Agrovila de São Sebastião. Sua importância parte do princípio de que esta arte não é aplicada nas atividades regulares da EJA, devido ao desconhecimento dos professores sobre os benefícios promovidos aos alunos com a experiência em dança e a falta de uma metodologia específica que proporcione uma dança que atenda suas limitações. Dessa forma, busca-se inserir um conceito de dança amplo nas escolas, que possibilite sua aplicação como arte para a vida e não apenas restrito às comemorações festivas e eventos esporádicos, visto que a dança como componente curricular permitirá a construção do conhecimento dentro do processo criativo. Na prática escolar, o professor habilitado em dança, com carga horária de 20 horas, poderá planejar e desenvolver o trabalho da arte da dança com os alunos, a fim de instigar seu conhecimento sensível e contribuir para a construção holística do sujeito. O intuito principal do projeto é demonstrar, através de embasamentos teórico-práticos, a incorporação da prática da dança no ensino escolar para alunos com deficiência, a fim de desenvolver o potencial criativo, a percepção corporal e valorizar a expressão dos movimentos como um meio de compreender o mundo e dar significado às suas ações, promovendo, por conseguinte, o respeito à diversidade humana e cidadania.
Abstract: This paper describes the proposal and implementation of the intervention project to include dance as a curriculum component for people with intellectual disabilities in the first segment of Education of Youth and Adults at Agrovila San Sebastian School . Its importance assumes that this art is not applied in the regular activities of the Education of Youth and Adults, due to teachers do not have knowledge about benefits provided to students with dance experience, and the lack of a specific methodology that provides a dance that meets its limitations . Thus, we seek to enter a broad concept of dance in schools, which enables its application as art for life, not just restricted to festive celebrations and sporadic events, visa that dance as a curriculum component will allow the construction of knowledge within the creative process. In school's practice, enabled teacher of dance, with a workload of 20 hours, can plan and develop the work of the art of dance with students, in order to instigate their sensitive knowledge and contribute to the holistic construction of the subject. The main goal of our project is to demonstrate dance practice in school education for students with disabilities, through theoretical and practical emplacements, in order to develop the creative potential, the body awareness and enhance the expression of the movement as a means of understanding the world and give meaning to their actions, therefore promoting respect for human diversity and citizenship.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, II Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2014.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons