Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7762
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_ErcioFerreiraBeltraoJunior.pdf660,59 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As representações do processo de ocupação do espaço urbano de Brasília no jornal Correio Braziliense : estudo dos casos do Setor Habitacional Arapoanga, Condomínio Villages Alvorada e Riacho Fundo II
Autor(es): Beltrão Júnior, Ércio Ferreira
Orientador(es): Barroso, Eloísa Pereira
Assunto: Crescimento urbano - Distrito Federal (DF)
Correio Braziliense (Jornal)
Comunicação de massa - aspectos sociais
Representações sociais
Data de apresentação: 24-Jun-2014
Data de publicação: 4-Jul-2014
Referência: BELTRÃO JÚNIOR, Ércio Ferreira. As representações do processo de ocupação do espaço urbano de Brasília no jornal Correio Braziliense: estudo dos casos do Setor Habitacional Arapoanga, Condomínio Villages Alvorada e Riacho Fundo II. 2014. 83 f. Monografia (Bacharelado e Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho busca compreender como se dá a representação do jornal Correio Braziliense sobre a ocupação do espaço de Brasília. Aqui utilizamos três categorias de ocupação desse território, “espaço conquistado”, “espaço concedido” e “espaço de conquista permitida”, os dois primeiros baseados nos estudos do geógrafo Aldo Paviani, o terceiro desenvolvido durante a pesquisa. De acordo com as categorias de ocupação foram selecionados três locais em Brasília, Setor Habitacional Arapoanga relacionado ao “espaço conquistado”; para observar o “espaço conquistado” foi utilizado o Riacho Fundo II e como caso de “espaço de conquista permitida” foi abordado o Condomínio Villages Alvorada. Assim realizou-se uma pesquisa nas matérias do Correio Braziliense, no período que compreende 1999 a 2006, com o objetivo entender o processo de ocupação da capital federal e como se constroem no espaço do jornal as representações desse processo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2014.
Aparece na Coleção:História



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons