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Título: Projeto Mandacaru
Autor(es): Santos, Pedro Fernando dos
Orientador(es): Paz, Ana América Magalhães Ávila
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : 3º Segmento : Autoestima
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Valores sociais
Educação e diversidade
Data de apresentação: 5-Abr-2014
Data de publicação: 3-Jul-2014
Referência: SANTOS, Pedro Fernando dos. Projeto Mandacaru. 2014. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2014.
Resumo: As questões sociais, politicas e culturais estão em foco em vários setores da nossa sociedade moderna. Essa é a realidade que contorna o aspecto social e cultural das Regiões Administrativas do DF. Muito se tem investido em recursos no âmbito da pesquisa acadêmica, na mídia, em campanhas educativas nas escolas, com propósito de sensibilizar a população acerca das ações de inclusão social na formação do Educando, principalmente da EJA. Como partes da formação do educando, estes novos valores comparecem com as melhores teorias da aprendizagem; apresenta um caráter educativo e incentivam mudanças de hábitos a começar pela identidade do educando, no qual a aprendizagem se dá pela construção da cidadania. A construção deste PIL constou de um questionário socioeconômico, da apresentação de seminários CTS da Região Nordeste, trabalhos no âmbito de investigação como os educandos da Eja, os mesmos se relacionaram com as ferramentas tecnológicas do dia a dia, vida saudável, cultural, social e histórica do povo Nordestino. A visão crítica da educação atual nos mostra, claramente, que é preciso inserir a questão da diversidade racial e cultural de nossa sociedade no cotidiano de nossos educandos. Conforme observamos nessa modalidade de ensino, a sala de aula é um espaço de formação humana, onde a experiência pedagógica do ensinar/aprender é desenvolvido no vinculo do afeto e das trocas de experiências cotidiana que são vivenciadas por nossos educandos. À pesquisa foi realizada em três fases: escolha do tema a ser apresentada pelos Educandos, apresentação das ideias e analise do Educador Orientador.
Abstract: The social, political and cultural issues are in focus in many sectors of our modern society. This is the reality that surrounds the social and cultural aspect of the District Administrative Regions. Much has been invested in resources within the academic research, the media, educational campaigns in schools, in order to raise awareness about the actions of social inclusion in the formation of Educating, especially the EJA. As part of the education of the student, these new values show up with the best learning theories, presents an educational character and encourage changes in habits starting with the identity of the student, in which learning takes place by the construction of citizenship. The construction of this PIL consisted of a socioeconomic questionnaire, the presentation of seminars CTS Northeast Region, works under investigation as learners of Eja, they were related to the technological tools of everyday life, health, cultural, and social life History of the Northeastern people. A critical overview of current education shows us clearly that we must put the issue of racial and cultural diversity of our society in the daily lives of our students. As noted in this mode of teaching, the classroom is an area of human formation, where the educational experience of teaching/learning is developed in the bond of affection and exchange of everyday experiences that are experienced by our students. The survey was conducted in three phases: choosing the topic to be presented by Educandos presentation of ideas and analysis Educator Advisor.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação, II Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2014.
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