Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7759
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_MardeteSampaio_NeliaPaulaRodriguesdaLuz.pdfTCC1,01 MBAdobe PDFver/abrir
2014_MardeteSampaio_NeliaPaulaRodriguesdaLuz_banner.jpgBanner34,72 MBJPEGver/abrir
Título: Letramento, cultura e territorialidade
Autor(es): Sampaio, Mardete
Luz, Nélia Paula Rodrigues da
Orientador(es): Pimentel, Nara Maria
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : 1º Segmento : Cidadania
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Identidade cultural
Migração
Data de apresentação: 5-Abr-2014
Data de publicação: 3-Jul-2014
Referência: SAMPAIO, Mardete; LUZ, Nélia Paula Rodrigues da. Letramento, cultura e territorialidade. 2014. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2014.
Resumo: Esse trabalho trata de uma intervenção pedagógica realizada no Centro de Ensino Fundamental 03 do Gama- Distrito Federal, como parte do II Curso de Especialização em Educação e Cidadania, com Ênfase na Educação de Jovens e Adultos. A intervenção começou no segundo semestre de 2013, na turma de 3ª Etapa do 1º Segmento da EJA e, prossegue em 2014 na turma de 4ª Etapa. Essas turmas são constituídas majoritariamente por alunos nordestinos que migraram para Brasília em busca de trabalho e melhores condições de vida, mas que demostram uma progressiva perda das tradições culturais de seus territórios de origem, sem que tenham desenvolvido um sentimento topofílico em relação à Brasília. O projeto interventivo aqui apresentado busca não apenas o reconhecimento das raízes culturais desses indivíduos, como também o acesso à história e aos bens culturais do novo território, de forma a contribuir com o surgimento de sentimentos de pertença que são, em última análise, elementos essenciais a criação de laços afetivos entre sujeito e território.
Resumén: Esta obra es una intervención pedagógica realizada en el Centro de Ensino Fundamental 03 do Gama, como parte del II Curso de Especialización en Ciudadanía y Educación con Énfasis en Educación de Jóvenes y Adultos. La intervención se inició en el segundo semestre de 2013, con el grupo de tercera etapa del primero segmento de la EJA, y continuó en 2014 con el grupo 4º. Estas clases se componen principalmente de estudiantes del noreste que emigraron a Brasilia en busca de trabajo y mejores condiciones de vida, pero que demuestran una pérdida progresiva de las tradiciones culturales de sus países de origen sin haber desarrollado un sentimiento topofílico sobre Brasilia. El presente proyecto intervencionista busca no sólo el reconocimiento de las raíces culturales de estas personas, así como el acceso a la historia y al patrimonio cultural del nuevo territorio, con el fin de contribuir a la aparición de sentimientos de pertenencia que son, en última instancia, los elementos esenciales creando vínculos emocionales entre el sujeto y el territorio.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, II Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2014.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons