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Título: Trabalhando a autoestima na Educação de Jovens Adultos Trabalhadores partindo do grupo do Programa DF Alfabetizado
Autor(es): Silva, Ana Paula Pereira da
Pereira, Rosenaide Bernardino
Orientador(es): Cruz, Shirleide Pereira da Silva
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : 1º Segmento : Autoestima
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Autoestima - estudantes
Políticas educacionais
Data de apresentação: 5-Abr-2014
Data de publicação: 2-Jul-2014
Referência: SILVA, Ana Paula Pereira da; PEREIRA, Rosenaide Bernardino. Trabalhando a autoestima na Educação de Jovens Adultos Trabalhadores partindo do grupo do Programa DF Alfabetizado. 2014. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2014.
Resumo: A Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores é garantida pela Lei Federal n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN, a qual registra o direito à educação para as pessoas que não tiveram a oportunidade de frequentarem a escola ou dar continuidade aos seus estudos, na idade dita apropriada. Partindo do princípio que essas pessoas, que por algum motivo, não frequentaram a escola e são tidas como analfabetas e por isso são “marginalizadas”, é dever do Estado oferecer condição para que esses jovens e adultos possam ter acesso à educação e, assim, planejar melhor suas atitudes, pensamentos e ações para viverem melhor na sociedade. Dentro desta perspectiva, o estudo em questão objetiva reconhecer as atribuições positivas da Educação de Jovens e Adultos por meio de mudanças que ocorrem nas vidas desse público que modifica sua autoestima a partir do contato com a educação prestada pelo programa “DF Alfabetizado”. Para melhor concretização deste trabalho realizou-se uma pesquisa bibliográfica acerca da EJA no Brasil e do Programa DF Alfabetizado, além de uma entrevista direcionada aos alunos do programa que estudaram no ano de 2013 e continuam no início de 2014, numa turma da 1° Igreja Batista do Recanto das Emas e do Centro de Ensino Médio 804. As turmas em questão realizaram atividades com o objetivo de conhecer o seu passado despertando assim o seu potencial de agente transformador em seu meio e resgatando a sua autoestima e confiança através do acesso da leitura e da escrita que aconteceu com o auxílio de textos, dinâmicas, saídas de campo, entrevistas e diálogos informais. Após um questionário aplicado as turmas chegamos à conclusão que os alfabetizandos da EJAT do Programa DF Alfabetizado tiveram suas vidas modificadas para melhor depois do acesso e apropriação do mundo letrado melhorando assim sua autoestima e confiança, no qual todos esses dados juntos deram forma a este Projeto de Intervenção Local (PIL).
Abstract: Education Youth and Adult Workers are guaranteed by the Federal Law n°. 9.394, of December 20, 1996, Law of Guidelines and Bases of National Education - LDBEN , which records the right to education for people who have not had the opportunity to attend school or continue their studies at the age dictates appropriate. Assuming that those people, who for some reason did not attend school and are considered illiterate and so are "marginalized", it is the duty of the State to provide condition for these young people and adults have access to education and thus better plan their attitudes, thoughts and actions to live better in society. Within this perspective, the study objective question recognize the positive attributes of Adult and Youth Education through changes that occur in the lives of that public which modifies their self-esteem from the contact with the education provided by "DF Literacy" program. To better achieve this work we carried out a literature search on the EJA in Brazil and the District Literacy Program, plus an interview program directed at students who studied in 2013 and continue into early 2014, a class of 1st Church Baptist Nook Emas and Teaching Center 804 East. The classes in question carried out activities with the aim of knowing your past thus arousing their potential for transforming agent in their midst and rescuing their self-esteem and confidence through access reading and writing what happened with the help of texts, dynamic, field trips, interviews and informal conversations. after a questionnaire classes come to the conclusion that the literacy of EJAT the District literacy program had their lives changed for the better after the access and ownership of the literate world thus improving their self-esteem and confidence in which all these data together shaped this Draft Local Intervention ( PIL ).
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, II Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2014.
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