Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7749
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_BarbaraBaiaFurtadoAyres_banner.pdfBanner71,01 kBAdobe PDFver/abrir
2014_BarbaraBaiaFurtadoAyres.pdf235,21 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Um novo olhar para as novas formas de educar
Autor(es): Ayres, Bárbara Baia Furtado
Orientador(es): Cruz, Shirleide Pereira da Silva
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : 1º Segmento : Autoestima
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Autoestima - estudantes
Alfabetização
Data de apresentação: Abr-2014
Data de publicação: 2-Jul-2014
Referência: AYRES, Bárbara Baia Furtado. Um novo olhar para as novas formas de educar. 2014. [58 f.] Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2014.
Resumo: A Educação de Jovens e Adultos é garantida pela Lei Federal de nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, conhecida como Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN, que reafirma o direito à educação para todas as pessoas que não tiveram a oportunidade de frequentar a escola ou dar continuidade em seus estudos, na idade apropriada. As pessoas que tiveram que se ausentar dos bancos de sala de aula, são estereotipadas como ignorantes, analfabetas e infelizmente “marginalizadas” e vivem à margem da sociedade. É dever do Estado proporcionar condições para que jovens e adultos possam retornar as salas de aula reconstruindo a forma como eles percebem e vivem a vida, por meio de atitudes críticas, novas formas de pensar, agir e falar. Neste sentido, este projeto de intervenção local, tem como objetivo, analisar a concepção do professor da Alfabetização de Jovens e Adultos acerca da prática libertadora e a consequência na melhora da autoestima nos estudantes, em uma perspectiva de que não basta apenas ensinar a ler e a escrever, se faz necessário alfabetizar letrando, para tanto, atividades de apropriação do sistema de escrita alfabética (SEA) foram norteadores e importantes nas ações desenvolvidas em sala de aula. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário a quatro professores da EJA de uma escola pública de Samambaia-DF, procurando evidenciar como é desenvolvido o trabalho pelo professor na alfabetização de jovens e adultos para que o estudante alcance o objetivo de melhorar a sua autoestima por meio de uma prática libertadora. A análise de dados revelou que ao longo dos anos de docência, todos consideram que o regresso à escola possibilita e transforma as vidas dos estudantes como: oportunidades de melhoria no emprego, socialização, autoestima, aumento de criticidade e participação em suas comunidades. A Educação de jovens e adultos faz com que as pessoas se sintam parte novamente da sociedade, onde reconhecem e entendem que todos têm voz e vez.
Abstract: Educating Youth and Adults is guaranteed by the Federal Law No. 9394 of December 20, 1996, known as the Law of Guidelines and Bases of National Education - LDBEN, which reaffirms the right to education for all people who have not had the opportunity to attend school or continue in their studies, at the appropriate age. People who had to leave the banks of the classroom, are stereotyped as ignorant, illiterate and unfortunately "marginalized" and live on the margins of society. It is the duty of the State to provide conditions for youth and adults can return the classrooms reconstructing how they perceive and live life through critical attitudes, new ways of thinking, acting and speaking. Thus, this project local intervention, aims to analyze the design of teacher Literacy for Youth and Adults about the liberating practice and result in improved self esteem in students, seeking to show how the work by the teacher in literacy for youth and adults is developed for the student to reach the goal of improving your self - For data collection a questionnaire to four teachers of adult education in a public school of Fern was applied estimated by means for liberating practice. Date analysis revealed that over the years of teaching, all are witnesses, that the return to school enables and transforms the lives of students as opportunities for improvement in employment, socialization, self esteem, increased criticality and participation in their communities. Educating youth and adults makes people feel part of society again, where they recognize and understand that everyone has a voice and time.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, II Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2014.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons