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dc.contributor.advisorCáceres, Elaine Filomena Chagas-
dc.contributor.authorMartins, Antônia Rufino-
dc.contributor.authorAlves, Carla Andrea Maria-
dc.contributor.authorCarvalho, Fernanda Sena de-
dc.contributor.authorLeandro, Jeziel Medeiros-
dc.identifier.citationMARTINS, Antônia Rufino et al. A resistência dos egressos do Programa Brasil Alfabetizado em serem encaminhados para a EJA. 2014. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2014.en
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, II Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em Educação de Jovens e Adultos, 2014.en
dc.description.abstractDurante a realização desse Per-curso foi observado que os alfabetizandos cadastrados no Programa Brasil Alfabetizado têm uma enorme resistência em serem encaminhados para a EJA, seja por apego emocional ao alfabetizador, por insegurança quanto ao novo, medo de não conseguir acompanhar uma “turma escolar”, dificuldades de aprendizagem, falta de tempo para os estudos em virtude da carga horária no trabalho ou por qualquer outro motivo cuja a causa deverá ser analisada com maior profundidade. No intuito de levantar dados para a elaboração desse Projeto de Intervenção Local, foi realizada uma pesquisa do perfil ocupacional dos estudantes de 2 (duas) turmas do Programa Brasil Alfabetizado, que funcionam no CAIC Júlia Kubitschek de Oliveira, e 1 (uma) no Centro de Ensino Fundamental Professor Carlos Mota, localizadas na cidade de Sobradinho II/DF, objeto de estudo desse Projeto. Onde percebeu-se que esses alfabetizandos, assim como a maioria dos sujeitos da EJA são pessoas que tiveram poucas oportunidades, sendo socialmente excluídas por uma multiplicidade de fatores. Por outro lado trata-se de jovens e adultos que já viveram variadas experiências pessoais, coletivas, afetivas e profissionais. Também é um trabalhador e chefe de família que tem muitas dificuldades de continuar os estudos, seja pelo estigma do fracasso escolar, seja pelas dificuldades práticas de retomar os estudos diante de tantas obrigações profissionais e familiares. Dessa maneira, o Projeto em tela tem por objetivo apoiar a construção de políticas públicas para a garantia do direito à educação ao longo da vida e a implementação de estratégias específicas para fortalecimento e ampliação da oferta de Educação de Jovens e Adultos. A formulação de estratégias para o acesso e a qualidade da educação que considerem as diversas dimensões do processo de escolarização e o atendimento às necessidades específicas dos estudantes do Programa Brasil Alfabetizado, norteiam as atividades a serem desenvolvidas no âmbito desse Projeto. Dessa forma, as orientações técnicas e pedagógicas aqui elencadas ampliarão a compreensão sobre a concepção de universalização da escolarização que deve se dar com a garantia da oferta da educação de qualidade, atendendo às especificidades educacionais e promovendo a valorização da diversidade no ambiente escolar.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)en
dc.subject.keywordPrograma Brasil Alfabetizadoen
dc.subject.keywordEducação e Estadoen
dc.titleA resistência dos egressos do Programa Brasil Alfabetizado em serem encaminhados para a EJAen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2014-07-02T18:48:24Z-
dc.date.available2014-07-02T18:48:24Z-
dc.date.issued2014-07-02T18:48:24Z-
dc.date.submitted2014-04-12-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/7747-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.-
dc.description.abstract1During the realization of this pathway was observed that the learners enrolled in the Literate Brazil Program have tremendous strength in being referred to the Youth and Adults, either by emotional attachment to literacy for the new insecurity, fear of failing to follow up a "school class" learning difficulties, lack of time for studies due to the workload at work or for any other reason whose cause should be examined in greater depth. In order to collect data for the preparation of Local Intervention Project, a survey of the occupational profile of students of two (2) classes of the Literate Brazil Program, running in CAIC Júlia Kubitschek de Oliveira was performed and one (1) Center Elementary School Teacher Carlos Mota, located in the city of Sobradinho II / DF, the object of study of this project. Where it was realized that these learners, as well as most of the subjects of Youth and Adults are people who have had few opportunities, being socially excluded by a multiplicity of factors. On the other hand it is young people and adults who have experienced various personal, collective, affective and professional experiences. It is also a worker and householder who has many difficulties to continue his studies, is the stigma of school failure, either by the practical difficulties of resuming studies before many professional and family obligations. Thus, the Project Canvas aims to support the development of public policies to guarantee the right to education throughout life and the implementation of specific strategies for strengthening and expanding the provision of Adult Education. The formulation of strategies for access and quality of education to consider the various dimensions of the schooling process and meeting the specific needs of students Literate Brazil Program, guiding the activities to be undertaken under this Project. Thus, the technical and pedagogical guidelines listed here will broaden the understanding of the concept of universal schooling that should be given to ensuring the provision of quality education, meeting the specific educational and promoting the value of diversity in the school environment.-
dc.themeEducação de Jovens e Adultos (EJA) : 1º Segmento : Alfabetização-
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



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