Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7743
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_IsaSalmadeOliveiraPassos.pdf1,11 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Letramento na era digital
Autor(es): Passos, Isa Salma de Oliveira
Orientador(es): Pimentel, Nara Maria
Coorientador(es): Santos, Alzira Aparecida Diogo Alvarez dos
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : 1º Segmento : Alfabetização
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Letramento
Tecnologia na educação
Data de apresentação: 5-Abr-2014
Data de publicação: 28-Jun-2014
Referência: PASSOS, Isa Salma de Oliveira. Letramento na era digital. 2014. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho trata-se de um Projeto de Intervenção Local, com o tema Letramento na Era Digital e objetiva sugerir ações pedagógicas no âmbito da Educação de Jovens e Adultos, de uma turma do 4º semestre do 1º segmento, equivalente ao 5º ano do ensino regular. A turma em questão é de uma escola da rede pública do Distrito Federal. Compreendo a necessidade de encontrar um novo jeito de fazer a educação de Jovens e Adultos como enfatiza o currículo para esta modalidade de ensino, proponho uma intervenção nesta realidade, com uma proposta de ações que oportunizem a utilização dos recursos tecnológicos disponíveis na escola, como também dispositivos móveis particulares com vistas a melhorias das competências dos alunos em leitura e escrita. A implementação do projeto contou com a colaboração de parceiros jovens amigos, prestando orientações quanto a operacionalização dos dispositivos eletrônicos. A sequência de atividades executadas permite aos estudantes oportunidades de conceber trabalhos de produção escrita com a utilização das mídias e ambientes digitais.
Resumén: Este trabajo está en un proyecto local habló con el tema de la Alfabetización en la era digital y sugieren objetivamente acciones pedagógicas dentro de la Educación de Jóvenes y Adultos, una clase de cuarto semestre de la primera serie de sesiones, equivalentes al 5 º año de la enseñanza regular. La clase en cuestión es una escuela pública en el Distrito Federal. Comprendo la necesidad de encontrar una nueva forma de hacer la educación para jóvenes y adultos enfatiza cómo el plan de estudios de este tipo de educación, propongo una intervención en esta realidad, con una propuesta de acciones que oportunizem el uso de los recursos tecnológicos disponibles en la escuela, así como dispositivos móviles privadas para melhotias de habilidades de los estudiantes en lectura y escritura. La ejecución del proyecto con la colaboración de amigos jóvenes socios, proporcionando orientación sobre el funcionamiento de los dispositivos electrónicos. La secuencia de las actividades ejecutadas permiten a los estudiantes oportunidades para diseñar el trabajo de producción escrita con el uso de medios y entornos digitales.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, II Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2014.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons