Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/774
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_EmersonTetsuoMiyazaki.pdf487,21 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Valuation aplicado ao setor bancário : definição de um modelo de avaliação de bancos
Autor(es): Miyazaki, Emerson Tetsuo
Orientador(es): Silveira Júnior, Aldery
Assunto: Administração de empresas
Empresas - avaliação
Empresas - finanças
Data de apresentação: 17-Jun-2009
Data de publicação: 26-Nov-2009
Referência: MIYAZAKI, Emerson Tetsuo. Valuation aplicado ao setor bancário: definição de um modelo de avaliação de bancos. 2009. 79 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: As finanças de empresas têm evoluído muito no que diz respeito à avaliação de empresas convencionais, dada a grande importância que se têm dado ao “valor” nas empresas, seja para aplicá-las em casos de fusões, aquisições, acompanhamento de performance dos gestores ou outros motivos. No que diz respeito à avaliação de bancos, as formas convencionais de avaliação de empresas não são aplicáveis e a literatura corrente tanto de finanças como de contabilidade não abordam as peculiaridades do setor. A necessidade de material científico e acadêmico que aborde a avaliação e compreensão de instituições bancárias é clara, porém não explorada. A pesquisa apresentada no trabalho busca dar ao menos os primeiros passos para adaptar a avaliação de empresas convencionais à avaliação de bancos. O estudo apresenta os principais métodos de avaliação de empresas, as peculiaridades dos bancos em relação a empresas convencionais, a identificação dos principais vetores de valor dos bancos comerciais e a proposta de um modelo de montagem de fluxo de caixa descontado para chegar ao valor intrínseco de bancos. Após a definição desse modelo, ele foi submetido a testes em dados passados do Banco Bradesco para verificar a sua aplicabilidade.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2009.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.