Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/773
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_LucasBraulioSouza.pdf271,48 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A qualidade de vida no trabalho de funcionários da iniciativa privada de Brasília-DF
Autor(es): Souza, Lucas Bráulio de
Orientador(es): Meneses, Pedro Paulo Murce
Assunto: Qualidade de vida
Qualidade de vida no trabalho
Administração de pessoal
Data de apresentação: 17-Jul-2009
Data de publicação: 26-Nov-2009
Referência: SOUZA, Lucas Bráulio de. A qualidade de vida no trabalho de funcionários da iniciativa privada de Brasília-DF. 2009. 54 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: O presente estudo teve por objetivo principal analisar as relações entre as percepções de qualidade de vida no trabalho (QVT) e variáveis sócio-demográficas e funcionais, tais como sexo, tempo de serviço, grau de escolaridade, faixa salarial, faixa etária e exercício de função gerencial. Para isso foi realizada uma exaustiva revisão da bibliografia, passando pelo histórico e evolução, conceituação, abordagens e alguns estudos sobre o tema, realizou-se um survey em algumas empresas privadas de Brasília-DF, que permitiu identificar a percepção de qualidade de vida no trabalho, caracterizar o perfil sócio-demográfico e funcional dos respondentes e testar as diferenças nas percepções de qualidade de vida no trabalho de grupos de participantes constituídos a partir das variáveis sóciodemográficas e funcionais previamente citadas. Com o desfecho da pesquisa foi observada a ausência de programas focados em QVT em micro e pequenas empresas na cidade de Brasília-DF e a necessidade de realizar uma pesquisa mais profunda sobre o tema com o intuito de promover uma generalização mais consistente da população observada, o que auxiliaria a área de gestão de pessoas de cada empresa a alavancar a produtividade organizacional não se esquecendo de humanizar a organização, aumentando a satisfação pessoal dos funcionários, o que evitaria ainda que o assunto QVT viesse a ser tratado como mais uma modismo gerencial com prazo de validade.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2009.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.