Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/7729
Título: Privacidade na rede aberta
Autor(es): Pisarewicz, Piotr
Orientador(es): Rezende, Pedro Antônio Dourado de
Assunto: Internet
Computadores - medidas de segurança
Direito à privacidade
Data de apresentação: 23-Jul-2013
Data de publicação: 24-Jun-2014
Referência: PISAREWICZ, Piotr. Privacidade na rede aberta. 2013. 89 f., il. Monografia (Licenciatura em Ciência da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O autor apresenta sua percepção da privacidade na época digital com o foco particular na interação dos usuários com a rede aberta. A privacidade e cogitada como a soberania de indivíduos em definir e desempenhar de forma autônoma seus papeis sociais, com ênfase em elementos de caráter instintivo na privacidade. A monografia analisa o uso comum da rede aberta, frisando vantagens, mas também indicando as ameaças a privacidade e ate a cidadania e liberdade. O autor enumera e avalia as tecnologias e agentes invasores e indica os possíveis métodos de defesa, partindo da suposição que a proteção da privacidade e um dos aspectos primordiais em sociedades pós-modernas democráticas, sadias e prosperas. O autor tende a provar que a erosão multilateral da privacidade, observada globalmente, abre caminhos para distorções dos sistemas comumente percebidos como democráticos, ameaça a liberdade e cria fundamentos para surgimento de novos tipos de totalitarismos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2013.
Aparece na Coleção:Ciência da Computação

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_PiotrPisarewicz.pdf846.05 kBAdobe PDFver/abrir


Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons