Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7720
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_HenriquedeAlmeidaRamos.pdf1,01 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Pensamento computacional na educação básica : uma proposta de aplicação pedagógica para alunos do quinto ano do ensino fundamental do Distrito Federal
Autor(es): Ramos, Henrique de Almeida
Orientador(es): Brandão, Maria de Fátima Ramos
Assunto: Pensamento computacional
Informática na educação
Currículo escolar
Aprendizagem
Data de apresentação: 10-Abr-2014
Data de publicação: 19-Jun-2014
Referência: RAMOS, Henrique de Almeida. Pensamento computacional na educação básica: uma proposta de aplicação pedagógica para alunos do quinto ano do ensino fundamental do Distrito Federal. 2014. vii, 52 f., il. Monografia (Licenciatura em Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O termo Pensamento Computacional traz uma nova abordagem na área da ciência cognitiva e da Ciência da Computação, com a premissa de que a inserção dos conceitos da Ciência da Computação na educação básica desenvolve uma habilidade de abstração diferente que ajuda as crianças na resolução de problemas em todas as áreas da vida, não apenas no uso de computadores ou para futuros cientistas da computação. O Pensamento Computacional é uma habilidade para todos. O presente trabalho apresenta a definição do termo e seus conceitos e desenvolve uma proposta de atuação e aplicação num estudo de caso realizado em sala de aula.
Abstract: The term Computational Thinking brings a new approach in the field of cognitive science and computer science, with the premise that the insertion of the concepts of computer science in basic education develops diferent skills abstraction that helps children in problem solving in all areas of life, not only in the use of computers or for future computer scientists. Computational thinking is a skill for everyone. This paper presents the definition of the term and its concepts and develops an action plan and implementation of a case study conducted in the classroom.
Informações adicionais: Monografia (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2014.
Aparece na Coleção:Computação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons