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dc.contributor.advisorCarvalho, José Márcio-
dc.contributor.authorAviz, Christopher-
dc.identifier.citationAVIZ, Christopher. Demandas de educação financeira pessoal no ensino médio público e privado do Distrito Federal. 2009. 61 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2009.en
dc.description.abstractComplexas mudanças na estrutura econômico-social alteraram a forma como o indivíduo se relaciona com o dinheiro. A fim de que neste contexto seja possível manter uma vida financeira saudável, contribuindo para o bem estar da sociedade, a educação financeira pessoal se posiciona como o conjunto de conhecimentos que auxilia as pessoas a gerenciar melhor o seu dinheiro. Tais informações não são difundidas durante a formação básica do cidadão brasileiro. Esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de investigar e comparar percepções sobre a relevância da educação financeira pessoal em escolas públicas e privadas do Distrito Federal. O tema é incipiente em no Brasil quando se comparado com países desenvolvidos, como Estados Unidos e Inglaterra. Devido a esta realidade, buscou-se fazer uma pesquisa exploratória, envolvendo professores e coordenadores, e descritiva, ao tratar percepções de estudantes. Foram coletadas informações por meio da aplicação de questionários para os estudantes da terceira série do Ensino Médio e da realização de entrevistas com professores e coordenadores de escolas do mesmo nível de ensino. Obteve-se como resultado a atribuição de grande relevância ao ensino da educação financeira pessoal, tanto por parte dos estudantes como dos coordenadores e professores. Grande parte dos alunos nunca teve uma aula sobre o tema e, mesmo assim, considera que a escola seria o ambiente adequado para o ensino de finanças pessoais. Os resultados descrevem primeiramente o perfil dos estudantes. Em seguida, são descritos os conteúdos, em ordem de importância segundo a percepção dos alunos e também os conteúdos que os alunos afirmam já possuir conhecimento suficiente para tomar decisões. Compara-se a estes dados a forma como os alunos afirmam se comportar quando tomam decisões que envolvem dinheiro e também as percepções de coordenadores e professores sobre o tema.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação financeiraen
dc.subject.keywordFinanças pessoaisen
dc.titleDemandas de educação financeira pessoal no ensino médio público e privado do Distrito Federalen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.location.countryBRAen
dc.date.accessioned2009-11-26T13:09:01Z-
dc.date.available2009-11-26T13:09:01Z-
dc.date.issued2009-11-26T13:09:01Z-
dc.date.submitted2009-06-22-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/771-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2009.06.TCC.771pt_BR
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