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Título: Percepção dos cuidadores acerca do desenvolvimento de crianças frequentadoras da estimulação precoce em uma escola especial de Ceilândia
Autor(es): Paulo, Elizete de Sousa Carvalho de
Orientador(es): Souza, Danielle Kaiser de
Assunto: Crianças - desenvolvimento
Deficiências do desenvolvimento
Educação especial
Data de apresentação: 16-Dez-2013
Data de publicação: 16-Jun-2014
Referência: PAULO, Elizete de Sousa Carvalho de. Percepção dos cuidadores acerca do desenvolvimento de crianças frequentadoras da estimulação precoce em uma escola especial de Ceilândia. 2013. 44 f. Monografia (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A estimulação precoce tem como objetivo ajudar o indivíduo a desenvolver todo o seu potencial. O termo Estimulação Precoce tem divergência na nomenclatura e na definição entre muitos autores. A Estimulação Precoce pode ser entendida como o conjunto de ações preventivas, terapêuticas e educacionais destinadas a crianças em situação de risco ou portadoras de necessidades especiais, que utiliza momentos lúdicos como meios facilitadores do desenvolvimento integral infantil. O objetivo desse estudo foi analisar a percepção dos responsáveis das crianças que frequentam assiduamente a estimulação precoce de um Cento de Ensino Especial no Distrito Federal acerca do desenvolvimento das crianças e do atendimento prestado pela instituição de Ensino. O método utilizado foi à pesquisa qualitativa, com entrevista semi-estruturada e aplicação de dois questionários. A amostra foi composta por três participantes e a amostragem foi feita de forma não probabilística por conveniência. Os dados foram analisados pela técnica de Bardin (1977), a Análise de Conteúdo. Por meio da aplicação do questionário Critério de Classificação Econômica Brasil, foi possível concluir que as famílias são consideradas classe C, economicamente vulneráveis. A partir dos dados coletados emergiram cinco categorias que foram: obediência; co-dependência; entrada na turma; atividade de vida diária e brincar. Por meio da fala das participantes é possível identificar a importância que as mesmas atribuem à estimulação precoce. Todos os responsáveis observaram mudanças em seus filhos após entrarem na turma de educação precoce. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT
Early stimulation aims to improve the development of the child individual potential. Early Stimulation has divergent definitions and nomenclatures among authors. The Early Stimulation can be understood as a set of preventive, therapeutic and educational activities, that aims children at risk or with special needs treatment, which uses playful activities to allow children's integral development. The objective of the present study was to analyze the parents or caregivers perception about their children who were assiduously attended for the Early Stimulation group of a Special Education School in the Federal District. The parents or caregivers perception about development of the kid and health care provided by the Special Education School were analyzed. The method used was qualitative analysis: a semi-structured interview and two questionnaires. The sample consisted of three parents/ caregivers, chosen by convenience and non-probability sampling. Data were analyzed using Bardin (1977) content analysis. The questionnaire of Economic Classification Criterion Brazil allowed the conclusion that the families are considered class C, which correspond to economically vulnerable class. The data obtained also permit to list five categories in terms of parents/caregivers and children relationship: obedience, co-dependency; entrance in the class, activities of daily life and play. Through speeches of the participants was possible to identify the importance that they attribute to early stimulation. All parents/caregivers reported changes in their children behavior after entering the group of early education.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Graduação em Terapia Ocupacional, 2013.
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