Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/7672
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_RafaelHenriquedeFreitas_CadernoProposta.pdf51,16 MBAdobe PDFver/abrir
2013_RafaelHenriquedeFreitas_Projeto.pdf1,91 MBAdobe PDFver/abrir
2013_RafaelHenriquedeFreitas_Pranchas.pdf52,38 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Intervenção na quadra central de Sobradinho : propostas para mobilidade urbana
Autor(es): Freitas, Rafael Henrique de
Orientador(es): Gondim, Mônica Fiuza
Assunto: Planejamento urbano - Sobradinho (DF)
Acessibilidade
Transporte público
Trânsito urbano
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 10-Jun-2014
Referência: FREITAS, Rafael H. de. Intervenção na quadra central de Sobradinho: propostas para mobilidade urbana. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. 3 v.
Resumo: O centro de uma cidade é, em muitos casos, a área de maior importância econômica e, por vezes, de maior concentração de atividades sociais e culturais do ambiente urbano. Desde as grandes metrópoles até mesmo nos pequenos vilarejos, essa porção da cidade costuma atrair grande parte da população, oferecendo oportunidades e serviços além de fortalecer o sentimento de pertencimento da população que o utiliza. Entretanto, o esvaziamento de atividades e pessoas nas áreas centrais contribui para sua degradação e insegurança. Este trabalho tem como objeto de intervenção o centro da cidade de Sobradinho, cidade-satélite de Brasília situada a aproximadamente 15km da capital. Trata-se de análise e proposta de intervenções pontuais com o objetivo de melhor configurar a área urbana do centro, especialmente os espaços públicos e de deslocamento das pessoas. Embasado pelos conceitos de mobilidade e acessibilidade universal as intervenções que serão aqui apresentadas buscam promover o uso de meios não motorizados para o deslocamento no interior do centro da cidade e o uso de transportes coletivos para o acesso a este espaço urbano, em uma clara postura de desincentivo ao uso do automóvel particular sempre que possível.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Projeto de Diplomação 2, 2013. ___________________________________________________________________________ Trabalho Composto de 3 partes: Projeto, Caderno de análises e propostas e as Pranchas.
Aparece na Coleção:Arquitetura e Urbanismo



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons