Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7655
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_CamilaCembrollaTelles.pdf570,9 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Adubação com silício como tática auxiliar no manejo integrado de Plutella xylostella na cultura do repolho
Autor(es): Telles, Camila Cembrolla
Orientador(es): Junqueira, Ana Maria Resende
Assunto: Adubos e fertilizantes
Pragas agrícolas - controle
Hortaliças
Repolho
Data de apresentação: Dez-2013
Data de publicação: 6-Jun-2014
Referência: TELLES, Camila Cembrolla. Adubação com silício como tática auxiliar no manejo integrado de Plutella xylostella na cultura do repolho. 2013. viii, 19 f. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O objetivo do presente trabalho foi avaliar o potencial do uso do silício como tática auxiliar no manejo integrado da traça-das-crucíferas em plantas de repolho. Os experimentos foram conduzidos na área de produção de hortaliças da Fazenda Água Limpa - FAL, da Universidade de Brasília, de agosto a novembro de 2013. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, com nove tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos foram os seguintes: Agrosilício, Sifol, Decis, Dipel, Agrosilício + Decis, Agrosilício + Dipel, Sifol + Decis, Sifol + Dipel e testemunha. As aplicações foliares de silício e inseticidas foram iniciadas 30 dias após o plantio das mudas. As avaliações de furos e lagartas da traça-das-crucíferas tiveram início uma semana após a primeira aplicação de silício via foliar. Foram realizadas amostragens contando-se o número de furos e lagartas nas quatro folhas centrais do repolho em cinco plantas por parcela. Verificou-se ação sinergística na associação entre silício e inseticidas, aumentando a eficiência dos produtos em relação aos efeitos individuais. A mistura Sifol + Dipel resultou em menor número de furos causados e menor incidência da lagarta sobre a cultura. A aplicação de silício via foliar, seja com Agrosilício ou com Sifol, apresenta potencial como tática auxiliar no manejo integrado de Plutella xylostella na cultura do repolho.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2013.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons