Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7640
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_IsabellaSabrinniDeMattos.pdf818,68 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Impactos econômicos e na produção relacionados ao uso de fungicidas na cultura da soja
Autor(es): Mattos, Isabella Sabrinni de
Orientador(es): Miranda Filho, Reinaldo José de
Assunto: Fungicidas
Fungos na agricultura
Produtividade agrícola
Soja - indústria
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 5-Jun-2014
Referência: MATTOS, Isabella Sabrinni de. Impactos econômicos e na produção relacionados ao uso de fungicidas na cultura da soja. 2013. 41 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão do Agronegócio)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A cultura da soja, apesar de progressivos avanços tecnológicos aplicados ao manejo da mesma, ainda apresenta grande incidência de pragas e doenças. Algumas destas existem há longos períodos de tempo, e nunca foram totalmente erradicadas. É o caso da Ferrugem Asiática, da Antracnose e do Mofo Branco, por exemplo, que são doenças causadas por fungos e que, apesar de todo o aparato tecnológico que vem sendo desenvolvido e aplicado à produção, só têm se tornado resistentes aos mecanismos de combate, selecionando cada vez mais os fungos causadores dessas patologias. Em contrapartida, surgem, a todo tempo, novos defensivos agrícolas capazes de combater, mesmo que por tempo determinado, essas doenças e pragas que prejudicam a lavoura. Há diversas formas de se combater patologias causadas por fungos. Uma delas, que vem recebendo bastante destaque quando do manejo da soja, é o tratamento de sementes, e da lavoura em geral, com fungicidas. Consequentemente o mercado de fungicidas vem apresentando crescimento, tanto economicamente, quanto em termos de avanços em pesquisas e tecnologias relacionadas ao combate de fungos em lavouras de soja. Diante do que foi exposto acima, o presente relatório tem como objetivo apresentar os impactos que a utilização de fungicidas em lavouras de soja causa. Impactos estes relacionados à produtividade e aos fatores econômicos da produção da cultura em foco.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2013.
Aparece na Coleção:Gestão do Agronegócio - Campus UnB Planaltina



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons