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Título: Simulação numérica do buffet transônico laminar em aerofólios supercríticos
Autor(es): Duarte Filho, Marcelo de Aguiar
Orientador(es): Miserda, Roberto Francisco Bobenrieth
Assunto: Aeroacústica
Aerodinâmica
Dinâmica dos fluidos
Estruturas de aviões
Data de apresentação: 4-Dez-2013
Data de publicação: 5-Jun-2014
Referência: DUARTE FILHO, Marcelo de Aguiar. Simulação numérica do buffet transônico laminar em aerofólios supercríticos. 2013. vii, 53 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Mecânica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O objetivo deste trabalho é simular numericamente o fenômeno de buffet transônico laminar. Fez-se uma revisão bibliográfica qualitativa do fenômeno, especialmente interessada no mecanismo físico do qual o fenômeno se origina. O conceito de escoamento laminar natural é discutido. As equações de Euler compressíveis e as de Navier Stokes são numericamente resolvidas usando uma discretização de volumes finitos. Uma nova implementação ao código numérico VAT também é descrita. São utilizados os aerofólio supercríticos OAT15A e BACNLF. Nas simulações de Euler, conclui-se que os efeitos viscosos desempenham papel significativo na movimentação da onda de choque e na separação do escoamento. Utilizando as equações de Navier Stokes, a principal conclusão é de que o ruído auto-induzido é o mecanismo físico principal responsável pelo buffet transônico laminar.
Abstract: The objective of this work is to numerically simulate the phenomenon of laminar transonic buffet. There is a qualitative literature review of the phenomenon, particularly interested in the physical mechanism which originates the phenomenon. The concept of natural laminar flow is discussed. The compressible Euler and Navier Stokes equations are solved numerically using a finite volume discretization. A new implementation in VAT numerical code is also described. Supercritical airfoils OAT15A and BACNLF are used. In Euler simulations, it is concluded that viscous effects play a significant role in the movement of the shock wave and flow separation. Using the Navier Stokes equations, the main conclusion is that self-induced noise is the main physical mechanism responsible for the laminar transonic buffet.
Informações adicionais: Monografia (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2013.
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