Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7612
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_RosilanedaSilvaBrito.pdf11,06 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A função da ilustração como narrativa visual na sala de aula
Autor(es): Brito, Rosilane da Silva
Orientador(es): Hargreaves, Lisa Minari
Assunto: Imagens, ilustrações, etc.
Ilustração de livros
Linguagem visual
Arte - estudo e ensino
Data de apresentação: 13-Dez-2013
Data de publicação: 3-Jun-2014
Referência: BRITO, Rosilane da Silva. A função da ilustração como narrativa visual na sala de aula. 2013. 78 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Tendo por base a contextualização de teórico que fundamenta a função da ilustração como narrativa visual na sala de aula, busquei explorar tal temática, conforme experiência vivenciada na Exposição Ilustração “A arte nos livros”, realizada no mês de abril/2013, na cidade de Brasília/DF. Por meio de entrevistas aos profissionais relacionados à exposição, destacadamente os ilustradores Carlos Araújo, Fernando Lopes, Jô Oliveira, Luda Lima e Romont Willy, pude confirmar a variedade de técnicas de arte que aprecio e são exploradas de forma mista para a produção de uma narrativa visual, vista neste trabalho como ilustração. Em abordagem teórica, cito Camargo que destacou vários pontos de contato entre as funções da ilustração que podem ter dentro de um livro e as funções da linguagem de Jakobson. E destaco ainda afirmações de Alberto Manguel em seu livro "Lendo Imagens", acerca da imagem como narrativa. A própria contextualização da história da ilustração apresentada na exposição e as entrevistas realizadas com ilustradores, permitiu-me identificar a associação de elementos da linguagem visual utilizados para comunicar, esteticamente, sentido e significados, tendo correlação com a proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN, que inclusive permeia de forma direta e indireta em todos os programas de séries de ensino voltados para artes plásticas. E, como resultado dessa reflexão, procuro colocar em prática e abordo, por último, a experiência de oficina realizada em turma do 8º ano do Ensino Fundamental de Educação de Jovens e Adultos - EJA no Centro Educacional Gisno, em Brasília/DF, ancorada na abordagem triangular de Ana Mae Barbosa que corrobora as abordagens teóricas apresentadas quanto ao reconhecimento, entendimento e fruição de produção visual sobretudo sua função, como será possível constatar no desenvolvimento deste trabalho.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2013.
Aparece na Coleção:Artes Plásticas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons