Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7611
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_CiroNaumRockertdosSantos.pdf1,56 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A arte de ensinar arte : propostas para inclusão do mundo virtual e tecnológico no ensino de arte na era Google, Youtube e Facebook
Autor(es): Santos, Ciro Naum Rockert dos
Orientador(es): Hargreaves, Lisa Minari
Assunto: Tecnologia na educação
Arte - estudo e ensino
Ensino - meios auxiliares
Professores de arte
Data de apresentação: 28-Mai-2014
Data de publicação: 3-Jun-2014
Referência: SANTOS, Ciro Naum Rockert dos. A arte de ensinar arte: propostas para inclusão do mundo virtual e tecnológico no ensino de arte na era Google, Youtube e Facebook. 2014. 36 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O objetivo deste trabalho é trazer uma proposta didática e metodológica que inclua o mundo virtual e tecnológico, transformando em sala de aula qualquer lugar em que o aluno estiver conectado. Tornando cada vez mais plataformas como Google, Youtube, Facebook e demais sites como ferramentas de aprendizado, pesquisa e estudo. A metodologia utilizada para isso foi o embasamento de livros e análises feitas nos estágios de curso e no meu trabalho como professor de curso preparatório para o vestibular. Concluo que o professor terá que se tornar mais amigo da tecnologia e mostrar sua enorme potencialidade, não deixando de tratar das formas cristalizadas de arte como pintura, escultura e desenho, porém mostrar os outros campos da arte que mais estão na vida dos alunos e das pessoas em geral como filmes, documentários, HQs (Histórias em Quadrinhos), videogames, seriados, desenhos animados, animês, mangás e grafite. O trabalho também demonstra a importância do professor em seu papel como encantador, provocador e entusiasta para provocar a curiosidade e as tensões necessárias para desenvolver a criatividade dos alunos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2014.
Aparece na Coleção:Artes Plásticas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons