Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7609
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AliceMariaSilvaMagalhaes.pdf304,17 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A mediação do professor de artes em oficina de autorretrato aplicada ao ensino especial
Autor(es): Magalhães, Alice Maria Silva
Orientador(es): Cordeiro, Marisa Araújo
Assunto: Autorretrato
Educação especial
Deficientes e artes
Deficientes mentais - educação
Arte - estudo e ensino
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 3-Jun-2014
Referência: MAGALHÃES, Alice Maria Silva. A mediação do professor de artes em oficina de autorretrato aplicada ao ensino especial. 2013. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho parte da experiência da pesquisadora na área da Arte Educação no Ensino Especial com foco na pintura de Autorretrato para alunos com deficiência intelectual. A pesquisa foi realizada na AMPARE - Associação de Mães, Pais e Reabilitadores de Excepcionais, ao longo do primeiro e segundo semestre letivo do ano de 2013, em 8 encontros semanais com duração de 3 horas cada e público alvo de quatro alunos da Associação. Todos os quatro alunos desenvolveram trabalhos individuais de acordo com a proposta sugerida. Entretanto o desenvolvimento do processo criativo de apenas uma aluna entre os integrantes do grupo serviu como exemplo para embasar a análise à qual esta pesquisa se propõe. A aluna tem 52 anos de idade e apresenta a Síndrome de Down. O estudo que resultou nesta monografia foi construído com base nestes encontros e se desenvolveu a partir das seguintes questões-problema: quais as influências da mediação do professor de artes na percepção da autoimagem e representação desta em pintura? De que forma esta intervenção modifica o autoconceito, a autoimagem e a autoestima retratados no trabalho da aluna? A pesquisa teve como objetivos comparar a representação espontânea na produção da pintura da autoimagem dos alunos, da realizada com a mediação do professor. Pretendeu ainda listar métodos e fatores determinantes que propiciam um melhor aproveitamento para as aulas de artes com esta temática. A partir de dinâmicas lúdicas que estimulam a autopercepção corporal associadas a aulas técnicas de artes plásticas com ênfase na temática do Autorretrato, a pesquisa pretende refletir sobre metodologias e estratégias do ensino de artes para o ensino especial, assim como na pesquisa da autorrepresentação em artes de pessoas com deficiência intelectual. A metodologia adotada para a pesquisa é do tipo qualitativa, com abordagem no processo de ensino e aprendizagem em artes e análise do desenvolvimento da aluna, por meio de um estudo de caso da oficina realizada. Os capítulos seguintes apresentam um breve histórico sobre a Arte Educação no Brasil e o Ensino Especial, a atuação do professor enquanto mediador no processo educacional, abordagens sobre autoimagem, autoestima e autoconceito relacionados à pintura. Ainda tece considerações sobre deficiência intelectual e descrição da oficina prática desenvolvida com o grupo de alunos, seguida dos resultados obtidos, sob a análise da pesquisadora.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2013.
Aparece na Coleção:Artes Plásticas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons