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https://bdm.unb.br/handle/10483/7609
Título: | A mediação do professor de artes em oficina de autorretrato aplicada ao ensino especial |
Autor(es): | Magalhães, Alice Maria Silva |
Orientador(es): | Cordeiro, Marisa Araújo |
Assunto: | Autorretrato Educação especial Deficientes e artes Deficientes mentais - educação Arte - estudo e ensino |
Data de apresentação: | 2013 |
Data de publicação: | 3-Jun-2014 |
Referência: | MAGALHÃES, Alice Maria Silva. A mediação do professor de artes em oficina de autorretrato aplicada ao ensino especial. 2013. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | O presente trabalho parte da experiência da pesquisadora na área da Arte Educação no Ensino Especial com foco na pintura de Autorretrato para alunos com deficiência intelectual. A pesquisa foi realizada na AMPARE - Associação de Mães, Pais e Reabilitadores de Excepcionais, ao longo do primeiro e segundo semestre letivo do ano de 2013, em 8 encontros semanais com duração de 3 horas cada e público alvo de quatro alunos da Associação. Todos os quatro alunos desenvolveram trabalhos individuais de acordo com a proposta sugerida. Entretanto o desenvolvimento do processo criativo de apenas uma aluna entre os integrantes do grupo serviu como exemplo para embasar a análise à qual esta pesquisa se propõe. A aluna tem 52 anos de idade e apresenta a Síndrome de Down. O estudo que resultou nesta monografia foi construído com base nestes encontros e se desenvolveu a partir das seguintes questões-problema: quais as influências da mediação do professor de artes na percepção da autoimagem e representação desta em pintura? De que forma esta intervenção modifica o autoconceito, a autoimagem e a autoestima retratados no trabalho da aluna? A pesquisa teve como objetivos comparar a representação espontânea na produção da pintura da autoimagem dos alunos, da realizada com a mediação do professor. Pretendeu ainda listar métodos e fatores determinantes que propiciam um melhor aproveitamento para as aulas de artes com esta temática. A partir de dinâmicas lúdicas que estimulam a autopercepção corporal associadas a aulas técnicas de artes plásticas com ênfase na temática do Autorretrato, a pesquisa pretende refletir sobre metodologias e estratégias do ensino de artes para o ensino especial, assim como na pesquisa da autorrepresentação em artes de pessoas com deficiência intelectual. A metodologia adotada para a pesquisa é do tipo qualitativa, com abordagem no processo de ensino e aprendizagem em artes e análise do desenvolvimento da aluna, por meio de um estudo de caso da oficina realizada.
Os capítulos seguintes apresentam um breve histórico sobre a Arte Educação no Brasil e o Ensino Especial, a atuação do professor enquanto mediador no processo educacional, abordagens sobre autoimagem, autoestima e autoconceito relacionados à pintura. Ainda tece considerações sobre deficiência intelectual e descrição da oficina prática desenvolvida com o grupo de alunos, seguida dos resultados obtidos, sob a análise da pesquisadora. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2013. |
Aparece na Coleção: | Artes Plásticas
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