Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7599
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_LuceliadaSilvadosSantosdeCarvalho.pdf1,41 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Conhecimentos e competências do bibliotecário atuante em bibliotecas escolares : análise de escolas particulares de Taguatinga Sul
Autor(es): Carvalho, Lucélia da Silva dos Santos de
Orientador(es): Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
Assunto: Bibliotecas escolares
Bibliotecários - prática profissional
Competências em informação
Data de apresentação: 21-Dez-2012
Data de publicação: 2-Jun-2014
Referência: CARVALHO, Lucélia da Silva dos Santos de. Conhecimentos e competências do bibliotecário atuante em bibliotecas escolares: análise de escolas particulares de Taguatinga Sul. 2012. 121 f., il. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Analisa as competências do bibliotecário atuante em bibliotecas escolares por meio de pesquisa exploratória realizada em três bibliotecas escolares de Taguatinga Sul. Para tanto, elege a abordagem quali-quantitativa, por meio de questionários aplicados aos professores e entrevistas realizadas com bibliotecários. Os resultados mostram que as bibliotecas contam com bibliotecários com cursos de pós-graduação, que ressaltam a importância da experiência e formação continuada no exercício da profissão. Afirmam que é importante que esses profissionais gostem de crianças, sejam pacientes e tenham conhecimentos pedagógicos. Os professores pesquisados avaliaram positivamente a biblioteca e atuação dos bibliotecários. Consideram que os bibliotecários devem desenvolver competências pedagógicas e sociais, além das técnicas e gerenciais como preconiza Gasque (2011). ____________________________________________________________________________ ABSTRACT
Analyzes the librarian acting skills in school libraries through research carried out in three school libraries in South Taguatinga. Therefore, elects the qualitative-quantitative approach, using questionnaires to teachers and interviews with librarians. The results show that libraries have librarians with graduate courses that emphasize the importance of experience and continuing education in the profession. Say it is important that these professionals like children, be patient and have pedagogical knowledge. The teachers surveyed rated positively the performance of the library and librarians. Consider that librarians should develop teaching skills and social, as well as the technical and managerial advocates Gasque (2011).
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, 2012.
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons