Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/759
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_AlineBatistaOliveira.pdf740,61 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Subsistemas de treinamento : uma análise da sistematização dos processos de TD&E desenvolvidos pela companhia de saneamento ambiental do Distrito Federal
Autor(es): Oliveira, Aline Batista de
Orientador(es): Meneses, Pedro Paulo Murce
Assunto: Educação corporativa
Treinamento profissional
Universidade corporativa
Aprendizagem organizacional
Data de apresentação: 22-Jun-2009
Data de publicação: 25-Nov-2009
Referência: OLIVEIRA, Aline Batista de. Subsistemas de treinamento: uma análise da sistematização dos processos de TD&E desenvolvidos pela companhia de saneamento ambiental do Distrito Federal. 2009. 52 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: O presente estudo objetivou identificar o grau de sistematização das ações de TD&E desenvolvidas pelo centro de educação corporativa da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal – Caesb. Para tanto, lançou-se mão de uma fundamentação teórica composta de bases conceituais sobre educação corporativa, universidade corporativa, treinamento, desenvolvimento e educação (TD&E) e subsistemas de treinamento. A partir dessa discussão teórica, realizou-se uma pesquisa com abordagem quantitativa e exploratória, tendo como instrumento de pesquisa um questionário validado por Siqueira Junior (2007). O mesmo, depois de adaptado ao contexto da pesquisa, foi aplicado a uma amostra não probabilística por conveniência de 115 respondentes. Os dados coletados foram tabulados em um software específico e, de posse dos resultados obtidos, foi possível mensurar o grau de consolidação das ações de treinamento realizadas na Caesb, segundo um modelo proposto em que o sistema de treinamento é dividido em três subsistemas interdependentes, quais sejam a análise de necessidades de treinamento, o planejamento instrucional e sua execução e a avaliação dos efeitos das ações de treinamento. Os resultados da pesquisa demonstraram que as ações de treinamento relativas a essas três dimensões estão razoavelmente sistematizadas na organização estudada e que, portanto, é necessário maiores esforços do centro de educação corporativa da organização, no sentido de consolidar os três níveis de processos, para que haja um efetivo alinhamento entre as ações de treinamento e as estratégias organizacionais. Com esses resultados, este trabalho apresentou uma ferramenta de pesquisa eficiente e eficaz na avaliação do grau de sistematização dos processos de TD&E, que poderá ser utilizada em outros contextos organizacionais e por meio da qual a organização estudada poderá conhecer os fatores críticos do treinamento que precisam ser trabalhados para garantir melhores resultados.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2009.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.