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Título: Mapeamento da comercialização de produtos orgânicos certificados no Distrito Federal
Autor(es): Reis, Carla Borges
Orientador(es): Ávila, Mário Lúcio de
Assunto: Alimentos orgânicos
Produtos agrícolas - comercialização
Programa de Aquisição da Produção da Agricultura (PAPA-DF)
Ecologia agrícola
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 28-Mai-2014
Referência: REIS, Carla Borges. Mapeamento da comercialização de produtos orgânicos certificados no Distrito Federal. 2013. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão do Agronegócio) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013.
Resumo: Os alimentos orgânicos são considerados mais saudáveis por não fazer parte de sua produção o uso de agrotóxicos, adubos químicos ou hormônios. A expansão da comercialização de alimentos orgânicos certificados no Distrito Federal, com o intuito de atender à demanda cada vez maior por produtos mais saudáveis tanto para o consumidor quanto para o meio ambiente, e devido à implementação de programas específicos e com o surgimento de parcerias e entidades que organizam o setor, fez a produção de orgânicos certificados no Distrito Federal chegar onde está hoje, com 2% de participação no mercado agrícola (o que corresponde a um faturamento anual de R$ 8 milhões) e um crescimento de mais de 40% ao ano. O objetivo principal deste trabalho é apresentar um mapeamento dos locais de comercialização desses produtos no Distrito Federal. Foram utilizados como fonte de dados, um levantamento das feiras feito pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor no ano de 2012, e um levantamento feito pelo Sítio Corujinha também no ano de 2012 dos locais de comercialização dos produtos orgânicos certificados no Distrito Federal.
Abstract: The organic foods are considered more healthful by not being part of its production the use of pesticides, chemical fertilizers or hormones. The expansion of certified organic food market in the Federal District, in order to meet the increasing demand for healthful products for both: the consumer and the environment, and with the emergence of partnerships and entities that organize the sector, made the production of organics in the Federal District reach where it is today, with 2% market share (which corresponds to an annual turnover of R$ 8 million) and an increase of more than 40% a year. The main purpose of this paper is to present a mapping of the marketing of these products in the Federal District. Were used as a source of data, a survey of fairs made by the Brazilian Institute of consumer protection and another made for the Corujinha small farm (Sítio Corujinha) in year of 2012 about the places of commercialization.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2013.
Aparece na Coleção:Gestão do Agronegócio - Campus UnB Planaltina



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