Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/755
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_JulianaGomesMadureira.pdf905,31 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Superação de obstáculos e inovação : estudo de caso da Fazenda Malunga
Autor(es): Madureira, Juliana Gomes
Orientador(es): Carvalho, José Márcio
Assunto: Administração de empresas
Administração estratégica
Produtos orgânicos
Agronegócios
Data de apresentação: 17-Jul-2009
Data de publicação: 25-Nov-2009
Referência: MADUREIRA, Juliana Gomes. Superação de obstáculos e inovação: estudo de caso da Fazenda Malunga. 2009. 79 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: O presente trabalho, apresentado sob a forma de estudo de caso único, teve como objeto a empresa Fazenda Malunga, localizada no Distrito Federal e especializada em produção agropecuária de produtos orgânicos. Os objetivos principais da pesquisa foram: conhecer a trajetória da empresa e as principais dificuldades encontradas nos processos de produção agrícola, processamento pós-colheita, comercialização e gestão, além de descobrir de que forma a implementação de inovações (de produtos, processo, técnicas de gestão, formas de comercialização, dentre outros) pode ter ajudado na superação dessas dificuldades. A relevância do trabalho é justificada, principalmente, pela posição de destaque ocupada pela empresa no Distrito Federal, além do potencial de crescimento do setor de Agronegócios, notadamente de produção de produtos orgânicos na região. Para atingir os objetivos propostos, buscou-se, primeiramente, na literatura, o embasamento teórico para o trabalho, principalmente voltado aos construtos de Estratégia e Inovação, além de publicações a respeito do setor investigado, qual seja, o Agronegócio, bem como a produção orgânica de alimentos. A coleta de dados foi feita a partir de visitas a campo, com utilização de observação direta e entrevistas, além de pesquisa a dados secundários, como, por exemplo, publicações a respeito da empresa pelo SEBRAE-DF, publicações estas que classificaram a empresa estudada como a maior produtora de orgânicos do Distrito Federal. Os dados coletados foram analisados e organizados, resultando num relato que permite conhecer um pouco mais sobre o histórico e a realidade atual da empresa, além da oportunidade de verificar que as inovações implementadas nas áreas de produção, processamento pós-colheita, comercialização e gestão, devem ser consideradas como relevantes na trajetória em busca do crescimento sustentável da organização.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2009.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.