Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7542
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MaysaCarvalhoGoncalves.pdf1,03 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Desenvolvimento da poética pessoal : uma experiência com o teatro de formas animadas
Autor(es): Gonçalves, Maysa Carvalho
Orientador(es): Ribeiro, Kaise Helena Teixeira
Coorientador(es): Della Giustina, Fabiana Marroni
Assunto: Teatro de animação
Criação (Literária, artística, etc.)
Artistas
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 27-Mai-2014
Referência: GONÇALVES, Maysa Carvalho. Desenvolvimento da poética pessoal: uma experiência com o teatro de formas animadas. 2013. 89 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente estudo aborda a experiência de três artistas nascidos e/ou residentes no Distrito Federal que trabalham com a linguagem do Teatro de Formas Animadas. Eles foram selecionados devido ao longo tempo de atuação na área do Teatro de Bonecos. Por meio de duas entrevistas realizadas exclusivamente para esta monografia, os artistas apresentaram seu percurso artístico desde a infância, passando pela adolescência, até o momento de escolha da profissão e permanência nela. Ao refletir sobre o percurso artístico, foi possível compreender as principais influências e motivações para o desejo e fortalecimento da profissão. A partir da análise dos relatos, neste estudo identifico o desenvolvimento da poética pessoal relacionada aos processos culturais e formativos vivenciados pelos artistas, assim como, reconheço a criação artística como a expressão da poética.
Abstract: The following monograph approaches the experience of three artists born or raised in the Brazilian Federal District who work with the language of Theatre of Animated Forms. They were selected because of their long period of performance in the area of Puppet Theatre. Through two interviews held exclusively for this study, the artists presented their artistic course since childhood, through teenage hood until the moment of their career choice and their permanency in it. While reflecting about their artistic course, it was made possible to understand the main influences and motivations for their desires and strengthening of their occupation. From the analysis of the reports, I identify in this study the development of personal poetic related to the cultural and formative processes lived by the artists, as well as recognize the artistic creation as poetic expression.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Curso de Graduação em Artes Cênicas - Licenciatura, 2013
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons