Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7540
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_AnaLuciadeCarvalhoSousa.pdf476,53 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorAraújo Sobrinho, Fernando Luiz-
dc.contributor.authorSousa, Ana Lúcia de Carvalho-
dc.identifier.citationSOUSA, Ana Lúcia de Carvalho. A importância do trabalho com recursos auxiliares no processo de ensino e aprendizagem de geografia. 2012. 40 f. Monografia (Licenciatura em Geografia)—Universidade de Brasília, Alexânia-GO, 2012.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Curso de Licenciatura em Geografia, 2012. Curso de Licenciatura em Geografia a Distância.en
dc.description.abstractO presente trabalho visa, em primeiro lugar, destacar a importância do uso dos recursos auxiliares no ensino de Geografia no processo de ensino e aprendizagem escolar, percorrendo todo um embasamento teórico e histórico da sua trajetória como disciplina, será abordada a evolução da mesma desde a Antiguidade até os dias atuais. Serão enfatizados os papéis principais da Geografia no processo de construção do homem na sociedade. Na seqüência o estudo se prenderá à análise das Representações Sociais como fator essencial para uma análise completa da Geografia enquanto ciência. Assim, será enfatizada a relação entre o uso desses recursos, sejam eles visuais tecnológicos e/ou didáticos, para a abordagem da construção dos saberes geográficos. Por fim, serão apresentados e discutidos os meios de utilização desses no ambiente escolar. Com toda a evolução da Era Tecnológica, surge também uma gama de recursos atraentes ao ensino, fazendo com que, desse modo, tornem-se menos exaustivas e teóricas e o ambiente escolar seja transformado em um lugar de estudos agradável e prazeroso aos alunos. Assim, esses recursos devem ganhar espaço e aliar-se aos métodos de ensino o quanto antes. _____________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis paper aims, firstly, to highlight the importance of using recourses assistants in teaching Geography in the process of teaching and learning school, covering an entire theoretical and historical trajectory as a discipline is the unfolding of the same since antiquity to the present day. Will emphasize the roles of geography in the construction of man in society. Following the study hold up to analysis of social representations as a key factor for a complete analysis of geography as a science. So be emphasized the relationship between the use of these resources, be they visual, technological and / or didactic approach to the construction of geographical knowledge. Finally, will be presented and discussed ways to use these in the school environment. With all the developments in the Technological Era, there is also a range of attractive features to education, making thereby become less extensive and theoretical and the school environment is transformed into a place of study pleasant and enjoyable for students. Thus, these features should gain space and allying with the teaching methods as soon as possible.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordGeografia - estudo e ensinoen
dc.subject.keywordRepresentações sociaisen
dc.subject.keywordEnsino - meios auxiliaresen
dc.subject.keywordInternet na educaçãoen
dc.titleA importância do trabalho com recursos auxiliares no processo de ensino e aprendizagem de geografiaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2014-05-26T23:46:54Z-
dc.date.available2014-05-26T23:46:54Z-
dc.date.issued2014-05-26T23:46:54Z-
dc.date.submitted2012-12-15-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/7540-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Geografia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons