Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7526
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_JordanPauloSilvaDeOliveira.pdf898,32 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Organização coletiva em assentamentos de reforma agrária : estudo de caso no Assentamento Márcia Cordeiro Leite – Planaltina/DF
Autor(es): Oliveira, Jordan Paulo Silva de
Orientador(es): Diniz, Janaína Deane de Abreu Sá
Assunto: Comunidade - organização
Assentamentos rurais
Cooperativismo
Economia solidária
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 23-Mai-2014
Referência: OLIVEIRA, Jordan Paulo Silva de. Organização coletiva em assentamentos de reforma agrária: estudo de caso no Assentamento Márcia Cordeiro Leite – Planaltina/DF. 2013. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão do Agronegócio)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013.
Resumo: A coletividade é uma das alternativas que os agricultores familiares em assentamentos de reforma agrária encontram para consolidar sua comunidade e enfrentar as desigualdades econômicas, sociais e produtivas que o ambiente capitalista criou. Os estudos que envolvem a proposta de ação coletiva – associação, cooperativa e economia solidária – em assentamentos de reforma agrária são importantes, pois, contribuem para a criação de novos caminhos de estruturação social nestas comunidades desfavorecidas, gerando insumos para novas análises desta temática. A partir deste cenário, o presente relatório de estágio descreve as atividades das frentes de trabalho do projeto “Tecnologias sustentáveis para agregação de valor e geração de renda à produção familiar no Cerrado” identificando a participação dos colaboradores e comunitários sob o foco da frente de trabalho “Organização social na comunidade”. A metodologia utilizada para o acompanhamento do projeto e a descrição de suas ações foi a pesquisa-ação, que propõe a busca por soluções na comunidade, praticando intervenções que possibilitem uma mudança. A de descrever e sugerir ações para as frentes de trabalho do projeto, com ênfase na frente organização social com a comunidade, o presente relatório conclui que existem muitas atividades e modificações a serem feitas nas intervenções com ênfase na articulação da comunidade na formalização de uma associação ou cooperativa nos moldes de economia solidária para fortalecer a ação coletiva nas ações do assentamento e trazer benefícios socioeconômicos para a comunidade.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2013.
Aparece na Coleção:Gestão do Agronegócio - Campus UnB Planaltina



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons