Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/7520
Título: | Representação visual no ensino da geografia : um estudo com alunos do 4º ano do ensino fundamental da Escola Monte Sião – São Domingos, GO |
Autor(es): | Santos, Advonilde Batista da Silva |
Orientador(es): | Gonzales, Selma Lúcia de Moura |
Assunto: | Geografia - estudo e ensino Geografia (Ensino fundamental) Paisagens |
Data de apresentação: | 26-Out-2013 |
Data de publicação: | 23-Mai-2014 |
Referência: | SANTOS, Advonilde Batista da Silva. Representação visual no ensino da geografia: um estudo com alunos do 4º ano do ensino fundamental da Escola Monte Sião – São Domingos, GO. 2013. 39 f., il. Monografia (Licenciatura em Geografia)—Universidade de Brasília, Posse-GO, 2013. |
Resumo: | Este trabalho tem como tema de estudo a importância da representação visual no ensino da geografia no Ensino Fundamental. Buscou compreender as vantagens do uso de desenhos para facilitar a compreensão de conceitos como paisagens, bem como os elementos que compõem uma paisagem. Buscou analisar as praticas realizada por professores e obras de pesquisadores na área de Geografia e Artes. Participaram dos estudos professores e alunos da Escola Municipal Monte Sião, na cidade de São Domingos-GO. A partir da análise dos dados e da vivência com alunos e professores foi possível perceber que ao utilizar métodos diversificados com o uso de recursos áudio visuais os alunos absorvem os conteúdos e apresentam uma aprendizagem significativa. |
Abstract: | This work has as subject of study the importance of visual representation in the teaching of geography in elementary school. Sought to understand the advantages of using drawings to facilitate comprehension of concepts like landscapes, as well as the elements which compose a landscape. Investigates the practices carried out by teachers and works of researchers in Geography and Art. Participated in the studies teachers and students of the Municipal School Monte ião, the city of São Domingos-GO. From the analysis of the data and experience with students and teachers was observed that By utilizing diversified methods with the use of audiovisual resources students absorb the contents and feature asignificant learning. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Curso de Graduação em Geografia a Distância, 2013. |
Aparece na Coleção: | Geografia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons