Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/752
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_FabioAbreu.pdf324,33 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Caridade ou cidadania : o que atrai os calouros do curso de serviço social da Universidade de Brasília
Autor(es): Abreu, Fábio Henrique Cerqueira
Orientador(es): Almeida, Patrícia Cristina Pinheiro de
Assunto: Serviço social - estudo e ensino
Assistentes sociais
Formação profissional
Data de apresentação: 28-Jun-2007
Data de publicação: 24-Nov-2009
Referência: ABREU, Fábio Henrique Cerqueira. Caridade ou cidadania: o que atrai os calouros do curso de serviço social da Universidade de Brasília. 2007. 52 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Resumo: Esse Trabalho de Conclusão de Curso versa sobre os motivos que atraem os novos alunos de Serviço Social da Universidade de Brasília para o curso de Serviço Social, verificando se a religião ainda tem influenciado estes alunos na escolha pelo curso, bem como, analisando o que os novos calouros de Serviço Social entendem pela profissão de assistente social. Foi realizada uma pesquisa empírica buscando verificar a percepção dos novos alunos acerca da profissão, onde se contatou que no curso de Serviço Social da UnB as turmas novas apresentam predominante contingente feminino, de pessoas jovens, onde a religião ainda influencia alguns destes novos alunos na escolha pelo curso, visto que, observa-se uma identificação da profissão com uma prática de caráter assistencialista entre os novos alunos. O referencial teórico-metodológico que orienta a análise desta realidade é o materialismo histórico dialético de Karl Marx. Para Marx não é possível dissociar uma coisa da outra, tudo está intrinsecamente interligado, como uma lei recíproca. Assim, para ele os objetos e fenômenos dados na realidade são organicamente ligados entre si, dependendo uns do outro, e condicionando-se reciprocamente na constituição da totalidade dos processos desenvolvidos a partir das relações sociais que se estabelecem na sociedade. Desse modo, a análise dialética considera a totalidade, onde não se pode compreender nenhum fenômeno da natureza se o encararmos isoladamente, fora dos fenômenos que o circulam. Assim concepções teóricas e categorias conceituais fundamentados na perspectiva crítica dialética de Marx auxiliaram nossa análise ao serem confrontadas com resultados obtidos na pesquisa. Apesar deste Trabalho de Conclusão de Curso ter confirmado a hipótese inicial da pesquisa em que uma grande parte dos calouros que entram no curso de Serviço Social ainda possui uma idéia assistencialista a respeito do profissional assistente social, e que a religião ainda pode estar influenciando alguns calouros para a escolha do curso de Serviço Social, não se pode concluir que esses dados são verdades absolutas, visto que, foi feito apenas uma enquete durante três semestres, sendo necessário que mais pesquisas sejam feitas no sentido de refinar estes dados e poder aprofundar análises acerca de temática que ainda inquieta parte da profissão.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2007.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2007.06.TCC.752
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.