Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7507
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MarciaNairBretasdeAlmeida.pdf356,97 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Artes visuais : a sua importância na formação do conhecimento
Autor(es): Almeida, Márcia Nair Bretas de
Orientador(es): Barreto, Carla Conceição
Assunto: Arte - estudo e ensino
Prática de ensino - arte
Currículo escolar
Cultura visual
Data de apresentação: 6-Dez-2013
Data de publicação: 22-Mai-2014
Referência: ALMEIDA, Márcia Nair Bretas de. Artes visuais: a sua importância na formação do conhecimento. 2013. 44 f. Monografia (Licenciatura em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Considerando o ensino das artes e todas as suas manifestações, não foi por acaso que a arte passou a ter um papel importante na formação do indivíduo. Diante de tantas informações e da necessidade de compreensão, dentro de padrões sociais tidos como comuns e aceitáveis, surge o papel fundamental da escola e do educador. A escola é considerada uma instituição responsável por promover a educação dos filhos e influenciar o comportamento desses no meio social. A relação familiar também reflete na educação e comportamento das crianças. Assim, aliada à família, a escola, através de propostas e práticas educativas, deve produzir conhecimentos por meio de ações pedagógicas, e contribuir para o amadurecimento dos alunos. Esse trabalho analisa os métodos de ensino de artes na atualidade e do papel da escola e do educador no processo de formação do conhecimento do aluno. As “Artes Visuais” são os meios tecnológicos de produção da imagem, sustentados pelos sentidos humanos, especialmente, a visão. Colocar as crianças em contato com as imagens de arte significa dar espaço para operações que envolvam o agir e o pensar. O currículo escolar é tido como fundamental para o sucesso do método de ensino inclusivo. Os educadores devem disponibilizar aos alunos ferramentas para que possam construir sua identidade, conceitos, projetos de vida. Escolas e educadores devem ter mecanismos de trabalho que permitam que suas atividades se aproximem da realidade vivenciada pelos alunos. A aplicação de novas perspectivas na educação das artes visuais e da cultura visual pode possibilitar a implementação de projetos escolares nos quais os alunos encontrem na escola um lugar para aprender de forma eficiente e articulada com as próprias experiências de vida. Assim, tanto a Arte quanto as ciências que perfazem esse caminho de evolução da espécie humana devem ser, em conjunto, o aporte ao desenvolvimento humano integral. ________________________________________________________________________ ABSTRACT
Whereas the teaching of the arts and all its manifestations, was not by chance that the art came to play an important role in shaping the individual. Having so much information and the need for understanding within social standards taken as common and acceptable, comes the crucial role of school and educator. The school is considered an institution responsible for promoting the education of children and influence the behaviour of those in the social environment. The family relationship is also reflected in the education and behaviour of children. Thus, together with the family, the school, through proposals and educational practices should produce knowledge through educational activities, and contribute to the maturation of students. This work will analyse the methods of teaching arts in the present, the role of schools and teacher training in the student's knowledge process. The " Visual Arts " are the technological means of image production, sustained by human senses, especially vision. Put children in touch with the art images means giving space for operations involving the act and think. The school curriculum is seen as critical to the success of the method of inclusive education. Educators must provide students with tools so they can build their identity, concepts, life projects. Schools and educators must have working arrangements that enable their activities approximate the reality experienced by the students. The application of new perspectives in the education of visual arts and visual culture can enable the implementation of school projects in which students are in the school a place to learn efficiently and articulated with their own life experiences. Thus, both the art as the sciences that make up this path of evolution of the human species should be together, the contribution to integral human development.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2013.
Aparece na Coleção:Artes Plásticas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons