Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7506
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_AlbertinaEleaneNort.pdf898,74 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Rótulos de argumentos : conceito e análise do ‘argumento das falácias informais’
Autor(es): Nort, Albertina Eleane
Orientador(es): Gorsky, Samir Bezerra
Assunto: Falácias (Lógica)
Raciocínio
Data de apresentação: 30-Jan-2014
Data de publicação: 22-Mai-2014
Referência: NORT, Albertina Eleane. Rótulos de argumentos: conceito e análise do ‘argumento das falácias informais’. 2014. 60 f. Monografia (Licenciatura em Filosofia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar um conceito novo denominado rótulos de argumentos. Para o melhor compreensão do termo analisamos um argumento considerado rotulado, qual seja, o ‘argumento das falácias informais’. Entende-se pelo termo ‘argumento das falácias informais’: falácias informais são argumentos que tem por intenção enganar o interlocutor. A partir da análise desse argumento identificamos quais as principais características dos argumentos rotulados e quais são os melhores caminhos para reconhece-los. As falácias informais não são centrais no trabalho, sendo usadas apenas como estudo de caso para o melhor entendimento do que sejam os argumentos rotulados. A partir do estudo de caso foi possível identificar quais as características mais marcantes dos rótulos de argumentos. Analisamos o ‘argumento das falácias informais’ à luz da teoria da verdade por correspondência. Para isso usamos de maneira tangencial um esquema que denominamos T1, que é uma adaptação da correspondência para argumentos, uma vez que a teoria original trata de proposições. Investigamos por meio desse método as dissonâncias entre uma descrição semântica de um argumento em comparação ao argumento como uso na realidade dos fatos. Apresentamos duas principais vertentes que demonstram que o ‘argumentos das falácias’ é um argumento rotulado: i) o contexto de uso e ii) a utilização de estruturas analíticas para exemplificar falácias informais. i) O contexto de uso em que um argumento se apresenta pode modificar o seu sentido e consequentemente invalida qualquer valor fixo de verdade; ii) Algumas falácias informais são representados por meio de estruturas lógico-formais imprimindo assim uma ‘verdade’ artificial nos argumentos informais, esse fenômeno colabora para o surgimento dos rótulos. Utilizamos fortemente a teoria da correspondência de Tarski como antimétodo e o deflacionismo de Horwich como inspiração para outro parâmetro de verdade, qual seja, a de que ‘verdade’ pode ter o sentido de ‘aceitação’. A partir do estudo de caso do ‘argumento das falácias informais’ considera-se possível que outros argumentos em diversos discursos possam ser reconhecidos como argumentos rotulados. Endossamos ainda que argumentos rotulados persistem a medida que não os reconhecemos ou não temos consciência deles e de suas consequências. Este trabalho sugere que o conhecimento holístico e não dogmático teria influência em menos ocorrências desse tipo de argumento.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2014.
Aparece na Coleção:Filosofia - Graduação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons