Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7505
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_RaphaellaAlencarAraujoArrudaMonteiro.pdf1,89 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Pagamentos por serviços ambientais : análise do Produtor de Água no Pipiripau
Autor(es): Monteiro, Raphaella Alencar Araújo Arruda
Orientador(es): Imbroisi, Denise
Assunto: Serviços ambientais
Conservação da natureza
Economia ambiental
Recursos hídricos
Política ambiental
Data de apresentação: 20-Dez-2013
Data de publicação: 22-Mai-2014
Referência: MONTEIRO, Raphaella Alencar Araújo Arruda. Pagamentos por serviços ambientais: análise do Produtor de Água no Pipiripau. 2013. 101 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Ambientais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Esta monografia apresenta revisão bibliográfica sobre pagamentos por serviços ambientais - PSA, cita exemplos nacionais e internacionais de programas de PSA, dando ênfase em casos de PSA-Água. O Projeto Produtor de Água no Pipiripau, no Distrito Federal, é avaliado quanto à adequação de seu desenho e de sua implementação para se alcançar eficácia, eficiência econômica e equidade. Como o projeto estudado é recente e os dados disponíveis são escassos, o trabalho aponta os potenciais benefícios que ele trará à sociedade e ao meio ambiente e suas possíveis limitações. A identificação das restrições na fase inicial do projeto é importante, pois permite que essas sejam evitadas ou ao menos minimizadas, otimizando a alocação dos recursos a ele destinados. Conclui-se que se trata de um projeto promissor, com potencial para apresentar equidade, eficácia e eficiência. Os critérios analisados nesse projeto podem ser aplicados a outros casos similares, da mesma forma como as lições depreendidas podem subsidiar a estruturação e a gestão pública de futuros projetos de PSA.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Geociências, Ciências Ambientais, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Ambientais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons