Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7504
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MaraSildaNunesdeAlmeida.pdf298,84 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O problema da consistência e justificação de argumentos nas decisões judiciais : um ensaio sobre linguagem e direito
Autor(es): Almeida, Mara Silda Nunes de
Orientador(es): Cabrera, Julio
Assunto: Direito - filosofia
Argumentação jurídica
Poder Judiciário
Juízes - decisões
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 22-Mai-2014
Referência: ALMEIDA, Mara Silda Nunes de. O problema da consistência e justificação de argumentos nas decisões judiciais: um ensaio sobre linguagem e direito. 2013. 49 f. Monografia (Bacharelado em Filosofia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O nosso objetivo neste trabalho é fazer uma análise crítica da argumentação nas decisões judiciais, pois não raras vezes verificamos que há certa inconsistência e falta de justificação nos argumentos utilizados, o que acaba tornando a decisão incorreta do ponto de vista jurídico, lógico e até ético.Para a execução desse objetivo faremos um estudo sobre racionalidade, linguagem, argumentação em geral e argumentação jurídica em particular. Neste trabalho apenas pretendemos estabelecer conceitos e algumas regras tanto para a argumentação em geral quanto para a argumentação jurídica. Essa base teórica fornecerá subsídios para o exame de algumas decisões que traremos como estudo de caso e, assim, apontarmos nelas tanto a coerência como a inconsistência de argumentos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Filosofia, 2013.
Aparece na Coleção:Filosofia - Graduação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons