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Título: A noção de progresso científico em Thomas Kuhn
Autor(es): Rezende, Evaldo Pereira de
Orientador(es): Simon, Samuel
Assunto: Filosofia e ciência
Kuhn, Thomas S.
Data de apresentação: 19-Dez-2013
Data de publicação: 21-Mai-2014
Referência: REZENDE, Evaldo Pereira de. A noção de progresso científico em Thomas Kuhn. 2013. 48 f. Monografia (Licenciatura em Filosofia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente texto visa discutir a noção de progresso científico em Thomas Kuhn, por meio de uma abordagem geral acerca da ideia de progresso, a partir de uma perspectiva histórica, e mais especificamente, do ponto de vista da ciência, encerrando a discussão com uma comparação entre o progresso científico e o filosófico. No capítulo seguinte, há um estudo pormenorizado sobre as ideias de Kuhn a respeito do trabalho científico, com uma exposição detalhada das etapas pelas quais o desenvolvimento da ciência acontece, desde a fase pré-paradigmática, passando pela ciência normal até chegar ao período de crise e, consequentemente, à fase da ciência extraordinária e da revolução científica, quando é estabelecido um novo paradigma. Para finalizar o capítulo, há uma explanação acerca do que Kuhn convencionou chamar de matriz disciplinar, ideia que surge para substituir o conceito de paradigma. Por fim, o último capítulo trata especificamente do tema deste trabalho, com uma apresentação minuciosa sobre o progresso da ciência na concepção de Kuhn, que converge, finalmente, para algumas considerações críticas a respeito da similaridade entre as noções de progresso científico defendidas por Popper e Kuhn. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present text aims discuss the notion of progress scientific in Thomas Kuhn, by means of a general approach about the idea of progress, from a historical perspective, and more specifically, from the point of view of science, ending the discussion with a comparison between scientific progress and philosophical. In the following chapter, there is a detailed study be undertaken about of the ideas of Kuhn about the scientific work, with a detailed exposition of the stages through which the development of science happens from pre-paradigmatic phase, through normal science to reach the period of crisis and, consequently, the phase of extraordinary science and the scientific revolution, a new paradigm when it is established. To end the chapter, there is an explanation about what Kuhn conventionally called the disciplinary matrix, idea that arises to replace the concept of paradigm. Lastly, the last chapter deals specifically with the subject of this work, with a detailed presentation on the progress of science in Kuhn's conception, which converges, finally for some critical considerations about the similarity between the notions of scientific progress espoused by Popper and Kuhn.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2013.
Aparece na Coleção:Filosofia - Graduação



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