Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7483
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LucianedaRochaSantosdaCunha.pdf2,09 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Coisa de menina! coisa de menino! : a percepção de gênero através dos brinquedos e brincadeiras na educação infantil
Autor(es): Cunha, Luciane da Rocha Santos da
Orientador(es): Carvalho, Iracilda Pimentel
Assunto: Educação de crianças
Brincadeiras
Relações de gênero
Data de apresentação: 16-Dez-2013
Data de publicação: 20-Mai-2014
Referência: CUNHA, Luciane da Rocha Santos da. Coisa de menina! coisa de menino!: a percepção de gênero através dos brinquedos e brincadeiras na educação infantil. 2013. xv, 72 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A presente pesquisa monográfica verifica as percepções de gênero de professores (as), alunas e alunos da educação infantil, em sala de aula, através de brinquedos e brincadeiras no cotidiano escolar de uma instituição pública do Distrito Federal. Momentos estes que revelam como os pequenos estudantes enxergam o mundo, manifestando dessa forma percepções adquiridos no núcleo familiar sobre os sexos feminino e masculino. A metodologia usada é de abordagem qualitativa onde os dados foram coletados mediante observações participantes realizada em oficina com atividades lúdicas junto as crianças no período de aula. Os resultados obtidos nesta pesquisa demonstram que a prática pedagógica pode diminuir as desigualdades de gênero proporcionando uma reflexão sobre “coisas de menina” e “coisas de menino” nos momentos de brincadeira, possibilitando enxergar novas formas de ser menino e de ser menina.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons