Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/7483
Título: | Coisa de menina! coisa de menino! : a percepção de gênero através dos brinquedos e brincadeiras na educação infantil |
Autor(es): | Cunha, Luciane da Rocha Santos da |
Orientador(es): | Carvalho, Iracilda Pimentel |
Assunto: | Educação de crianças Brincadeiras Relações de gênero |
Data de apresentação: | 16-Dez-2013 |
Data de publicação: | 20-Mai-2014 |
Referência: | CUNHA, Luciane da Rocha Santos da. Coisa de menina! coisa de menino!: a percepção de gênero através dos brinquedos e brincadeiras na educação infantil. 2013. xv, 72 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | A presente pesquisa monográfica verifica as percepções de gênero de professores (as), alunas e alunos da educação infantil, em sala de aula, através de brinquedos e brincadeiras no cotidiano escolar de uma instituição pública do Distrito Federal. Momentos estes que revelam como os pequenos estudantes enxergam o mundo, manifestando dessa forma percepções adquiridos no núcleo familiar sobre os sexos feminino e masculino. A metodologia usada é de abordagem qualitativa onde os dados foram coletados mediante observações participantes realizada em oficina com atividades lúdicas junto as crianças no período de aula. Os resultados obtidos nesta pesquisa demonstram que a prática pedagógica pode diminuir as desigualdades de gênero proporcionando uma reflexão sobre “coisas de menina” e “coisas de menino” nos momentos de brincadeira, possibilitando enxergar novas formas de ser menino e de ser menina. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons