Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7470
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MarinadeSantanaCorrea.pdf900,45 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorFernandes, Maria Lídia Bueno-
dc.contributor.authorCorrêa, Marina de Santana-
dc.identifier.citationCORRÊA, Marina de Santana. Caminhos para uma educação transformadora: a geografia na experiência de alfabetização de jovens e adultos do Paranoá/Itapoã. 2013. 122 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Departamento de Métodos e Técnicas, 2013.en
dc.description.abstractEste trabalho tem como propósito refletir sobre as possibilidades que a Geografia, em uma perspectiva transformadora, oferece ao processo de alfabetização de jovens e adultos trabalhadores/as do Paranoá/Itapoã, a partir da constituição do texto coletivo. Essa discussão se dá por meio da pesquisa-ação, relatando e refletindo sobre a práxis que ocorre há dois anos no contexto da experiência local de alfabetização insere-se em um projeto que se realiza há 28 anos e se configura a partir da parceria Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá/Itapoã (Cedep) e Universidade de Brasília (UnB). Pesquisa os procedimentos metodológicos orientado res da práxis dessa alfabetização diferenciada à luz do saber que as/os alfabetizandas/dos trazem ao processo. Procura propor ao processo uma discussão por meio das categorias de analise da Geografia Crítica. Para compreender como a Geografia é trabalhada na alfabetização local, discute e analisa esse com texto por meio de entrevistas semiestruturadas com três alfabetizadoras do Paranoá/Itapoã. Por fim, aborda a pertinência e a relevância da compreensão dos conceitos geográficos nesse processo de afirmação e constituição da cidadania participativa, na perspectiva da contra-racionalidade, que se dá por meio dos movimentos sociais e da luta pelo direito a cidade. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis work has as purpose reflect about the possibilities that the Geography in a transformative perspective offers the process of youth and adult literacy workers of the Paranoá/Itapoã, from the constitution of collective text. This discussion is by means of action research, reporting and reflecting on the experience that occurs two years ago in the context of local experience of literacy fits in a project that takes place 28 years ago and if sets from the partnership Center for Culture and Development of Paranoá/Itapoã (Cedep) and University of Brasília (UnB). The methodological procedures guiding literacy experience that differentiated the light of what the persons bring to the process.Propose to process a discussion by means of categories of analysis of Critical Geography. To understand how Geography is worked in literacy site discusses and analyzes this context by means of structured interviews with three general of Paranoã/Itapoã. Finally, report the relevance of the understanding of the geographical concepts in this process of affirmation and constitution of the citizenship in the perspective of the counter rationality, that happens through social movements and the fight for the right to the city.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordAlfabetizaçãoen
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)en
dc.subject.keywordGeografia - estudo e ensinoen
dc.titleCaminhos para uma educação transformadora : a geografia na experiência de alfabetização de jovens e adultos do Paranoá/Itapoãen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2014-05-19T11:45:19Z-
dc.date.available2014-05-19T11:45:19Z-
dc.date.issued2014-05-19T11:45:19Z-
dc.date.submitted2013-10-10-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/7470-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons